Na Capital chuva atingiu 28 milímetros até esta manhã

A chuva não para em Mato Grosso do Sul e o Alert-AS (Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul), do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu um aviso de alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, além de, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores em 52 municípios do Estado.

Conforme levantamento feito pelo Inmet, as chuvas com mais severidade, que representam perigo potencial, como classifica o Alert-AS, devem ocorrer até o fim da noite de hoje. Os ventos podem chegar até 60 km/h (quilômetros por hora), segundo a previsão e as áreas mais afetadas são o leste, sudoeste, Pantanal e centro norte do Estado.

Onde as chuvas estiverem mais intensas é importante não buscar abrigo debaixo de árvores. Além disso, os aparelhos elétricos e energia devem ser desligados em caso de possibilidade de descargas elétricas. Os veículos não deve ser estacionados próximos de torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de emergência, como alagamentos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Conforme a Defesa Civil, até o momento não foram registradas ocorrências de alagamentos, transbordamentos de árvores ou quedas de árvores em Campo Grande. Registros da Defesa Civil mostram que na Capital a chuva teve inícios por volta das 17h30, dessa segunda-feira (9) com leve período de interrupção.

Ainda segundo a Defesa Civil até o início da manhã desta terça-feira (10) foram 28 milímetros de chuva e a previsão é de que a chuva seja contínua, mas com pouca intensidade.

A previsão mostra que além das chuvas, a temperatura também começa a baixar e a mínima pode chegar a 15 ºC em algumas regiões. A máxima prevista é de 31 ºC. Na Capital, varia entre 19 ºC e 23 ºC. Na região sul, em Ponta Porã, os termômetros marcam entre 15 ºC e 22 ºC.

Em Três Lagoas chove e a temperatura varia entre 18 ºC e 24 ºC. Na região do Pantanal, em Corumbá, a mínima prevista é de 20 ºC e a máxima de 29 ºC. No norte do Estado, em Coxim, a temperatura varia entre 15 ºC e 22 ºC.