Estado já tem agosto mais chuvoso desde 2009

 

Uma frente fria ‘estacionou’ em Mato Grosso do Sul e não para de chover em grande parte do Estado desde domingo (28). A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil não registrou grandes estragos, mas está em alerta.

De 1º a 30 de agosto já choveu 1.461,6 mm em Mato Grosso do Sul, nas 27 cidades monitorados pelo Cemtec/MS, segundo o geógrafo e assessor técnico Carlos Eduardo Borges Daniel. Sete Quedas foi a cidade que mais choveu no Estado, 233mm.

O volume de chuvas ficou 246% acima do ano passado, de 421,8mm. E o maior desde 2009, ano do maior registro de chuva em Mato Grosso do Sul, 1.859mm.

Chuva fora do comum coloca Defesa Civil em alerta para alagamentoA chuva desta segunda e terça-feira é explicada por três sistemas que atuam em Mato Grosso do Sul. “Uma frente fria estacionaria, associada a cavado altitude, trouxe áreas de instabilidades, que deixa o tempo nublado em todo o Estado, diminuindo as temperaturas”, afirma Franciane.

A cidade de Naviraí foi uma das mais afetadas pelo mau tempo. Em 20 de agosto, as fortes chuvas romperam parte do asfalto do prolongamento da Avenida Weimar Gonçalves Torres, na área urbana do município.

Conforme a Defesa Civil, o projeto de gerenciamento de obras para reparos no local deve ser colocado em prática assim que as condições climáticas permitirem. Enquanto isso, o local segue interditado. Nos outros municípios do Estado não foram registrados estragos.