Pular para o conteúdo
Cotidiano

Caravana da Saúde começa amanhã com estrutura montada no Albano Franco

Consultas oftalmológicas são a principal demanda 
Arquivo -

Consultas oftalmológicas são a principal demanda 

             

A do Governo de Mato Grosso do Sul chega em nesta terça-feira (10), embora o evento comece oficialmente no sábado (14), de 10 a 13 de maio serão oferecidas consultas oftalmológicas. Do dia 14 até 29 de maio iniciam os atendimentos de diversas especialidades médicas e de parceiros.  A organização montou estrutura com capacidade para 600 procedimentos por dia, que serão realizados dentro de dez carretas no estacionamento do pavilhão Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso.

No total são 22 consultórios para atendimento de especialidades médicas (Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, etc) e 17 carretas de consultórios e centros cirúrgicos para atendimento de oftalmologia, sendo 10 estacionadas dentro do centro de exposições 7 fora. Para os atendimentos de parceiros, como Tribunal de Justiça e Defensoria Pública estão reservadas 14 salas. No total 8 salas para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com atendimento do Civtox, DST/Aids, etc e 3 containers do Hospital do Exército, com consultas de especialidades. Outros diversos espaços integram o local para microcirurgia, saúde bucal e observação médica.

É importante ressaltar que o atendimento entre terça-feira (10) e sexta-feira (13) será exclusivo da oftalmologia, com consultas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.

Os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos finais de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

A partir do dia 20 serão oferecidos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.

Atendimento

Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.

O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).

Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Últimas Notícias

Cotidiano

Campeonato Sul-Mato-Grossense: três jogos marcam disputa por vaga na zona de acesso

As equipes disputam posições na zona de acesso à Primeira Divisão de 2026

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia