Consultas oftalmológicas são a principal demanda 

             

A do Governo de Mato Grosso do Sul chega em nesta terça-feira (10), embora o evento comece oficialmente no sábado (14), de 10 a 13 de maio serão oferecidas consultas oftalmológicas. Do dia 14 até 29 de maio iniciam os atendimentos de diversas especialidades médicas e de parceiros.  A organização montou estrutura com capacidade para 600 procedimentos por dia, que serão realizados dentro de dez carretas no estacionamento do pavilhão Albano Franco, nos altos da Avenida Mato Grosso.

No total são 22 consultórios para atendimento de especialidades médicas (Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, etc) e 17 carretas de consultórios e centros cirúrgicos para atendimento de oftalmologia, sendo 10 estacionadas dentro do centro de exposições 7 fora. Para os atendimentos de parceiros, como Tribunal de Justiça e Defensoria Pública estão reservadas 14 salas. No total 8 salas para atendimento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com atendimento do Civtox, DST/Aids, etc e 3 containers do Hospital do Exército, com consultas de especialidades. Outros diversos espaços integram o local para microcirurgia, saúde bucal e observação médica.

É importante ressaltar que o atendimento entre terça-feira (10) e sexta-feira (13) será exclusivo da oftalmologia, com consultas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.

Os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos finais de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e .

A partir do dia 20 serão oferecidos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.

Atendimento

Conforme estimado pelo coordenador da Caravana, o médico Marcelo Henrique de Mello, dos 72,8 mil procedimentos médicos, 35 mil serão de consultas oftalmológicas e 12 mil de cirurgias da mesma especialidade, que é considerada uma das principais demandas do povo sul-mato-grossense.

O restante previsto é de consultas em Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria (10,8 mil procedimentos); cirurgias eletivas em hospitais da rede credenciada (quatro mil procedimentos) e exames de ressonância, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, eletroencefalografia, eletrocardiograma, ultrassonografia com Doppler, endoscopia e eletroneuromiografia (11 mil procedimentos).

Todos os serviços que compõem os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Também fazem parte do cronograma de atendimentos consultas odontológicas e de saúde do homem e da mulher, além de exames de IMC (Índice de Massa Corpórea), glicemia, papanicolau, HIV, pressão arterial, tipagem sanguínea, PSA, hepatite B e C, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e raio-x.