Para sindicato, acordo representa vitória para os empregados da empresa

No inicio deste mês, os leiturista de energia pararam as atividades e protestaram em frente á empresa Elcop, que é uma terceirizada da concessionária de energia elétrica Energisa, devido à falta de pagamentos e perda de benefícios. Segundo o sindicato da categoria, a empresa, que assumiu os trabalhos no início deste ano, não estava cumprindo direitos trabalhistas e as condições dos trabalhadores foram rebaixadas com relação a empreiteira anterior.

O manifesto, que acabou com a chegada da polícia, foi o pontapé para o inicio das negociações que estavam paradas. Na última semana, o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campo Grande – MS) fechou acordo coletivo com a empresa.

Segundo o próprio sindicato, o acordo representa uma vitória para os cerca de 80 empregados da empresa que começaram a trabalhar este ano em Campo Grande. “O acordo coletivo é uma garantia de todos os direitos trabalhistas. Os funcionários também vão receber por produtividade e a Energisa se comprometeu a fornecer equipamentos mais adequados para fazer a leitura”, diz nota do sindicato.

Relembre o caso

No dia 4 de maio, os trabalhadores da empresa Elcop, pararam as atividades, segundo eles, por diversas situações irregulares, como falta da instalação do Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e falta de técnico de segurança. Além disso, o não pagamento do descanso semanal remunerado (DSR).