Um em cada dez processos na Justiça do Trabalho são relacionados a acidentes de trabalho

O número de acidentes de trabalho caiu 5,6% em Mato Grosso do Sul. Em 2014, o Ministério do Trabalho e Previdência Social registrou 10.840 acidentes no Estado, contra 11.495 no ano anterior. Apesar da redução, os acidentes ficaram mais graves se analisada a quantidade de mortes.

Em 2014, foram 64 óbitos, um aumento de 28% se comparado a 2013 (50 mortes) e de 64% em relação a 2012, quando foram registradas 39 mortes de trabalhadores sul-mato-grossenses.

De acordo com o (Tribunal Regional do Trabalho), a cada dez processos na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, um é relacionado a . Em 2015, foram recebidos 3.601 novos processos envolvendo acidentes de trabalho, o que representa um aumento de 10% em relação a 2014.

Segundo o festor nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a maioria ocorre por culpa patronal. “Pelo descaso de alguns empregadores com a segurança e saúde dos seus trabalhadores”, completa. Segundo ele, o caminho mais eficiente para reduzir os acidentes é o investimento em medidas de segurança e saúde dos trabalhadores e a propagação de uma cultura prevencionista no ambiente laboral.

Dia Nacional das Vítimas de Acidentes do Trabalho

Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi definida pois nesse dia, em 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano de Virginia matou 78 trabalhadores.

Por causa do acidente, hoje são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) também promulgou, em 2003, este dia como o Dia Mundial da Segurança e Saúde.

*Com informações do TRT/MS