Pular para o conteúdo
Cotidiano

Acidentes de trabalho diminuem mas causam mais mortes em MS

Um em cada dez processos na Justiça do Trabalho são relacionados a acidentes de trabalho
Arquivo -

Um em cada dez processos na Justiça do Trabalho são relacionados a acidentes de trabalho

O número de acidentes de trabalho caiu 5,6% em Mato Grosso do Sul. Em 2014, o Ministério do Trabalho e Previdência Social registrou 10.840 acidentes no Estado, contra 11.495 no ano anterior. Apesar da redução, os acidentes ficaram mais graves se analisada a quantidade de mortes.

Em 2014, foram 64 óbitos, um aumento de 28% se comparado a 2013 (50 mortes) e de 64% em relação a 2012, quando foram registradas 39 mortes de trabalhadores sul-mato-grossenses.

De acordo com o (Tribunal Regional do Trabalho), a cada dez processos na Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul, um é relacionado a . Em 2015, foram recebidos 3.601 novos processos envolvendo acidentes de trabalho, o que representa um aumento de 10% em relação a 2014.

Segundo o festor nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a maioria ocorre por culpa patronal. “Pelo descaso de alguns empregadores com a segurança e saúde dos seus trabalhadores”, completa. Segundo ele, o caminho mais eficiente para reduzir os acidentes é o investimento em medidas de segurança e saúde dos trabalhadores e a propagação de uma cultura prevencionista no ambiente laboral.

Dia Nacional das Vítimas de Acidentes do Trabalho

Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi definida pois nesse dia, em 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano de Virginia matou 78 trabalhadores.

Por causa do acidente, hoje são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) também promulgou, em 2003, este dia como o Dia Mundial da Segurança e Saúde.

*Com informações do TRT/MS

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos em terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Últimas Notícias

Trânsito

Três pessoas ficam feridas em acidente envolvendo moto elétrica no São Conrado

A colisão ocorreu no cruzamento das vias Petrópolis com a Maria Luiza Moraes

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas