Parceria da  com a UFMS

Uma parceria institucional entre o Governo do Estado, por meio da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) e a UFMS, através da Faculdade de Direito, realizou 256 atendimentos jurídicos nas áreas trabalhistas e previdenciárias em 2016. O convênio foi firmado em abril deste ano e foi possível para os estudantes do curso, agregare a teoria com a prática.

Além disso, foram realizadas duas Jornadas Acadêmicas de Prática Jurídica com apoio do CIEE, Comissão de acadêmicos e estagiários de Direito da OAB, Programa de Educação Previdenciária do INSS e ECOA, dentre outros.

Dentre os atendimentos, foram realizados cálculos, conferência de documentos e consultoria em geral. O objetivo foi colocar os acadêmicos em contato com as dinâmicas profissionais exigidas no dia a dia forense, aliada à formação humanizada pela aproximação com a comunidade. Interessante ressaltar que somente foram ajuizadas 16 ações. “O projeto da UFMS prezou muito pela conciliação e pela composição amigável, de comum acordo entre as partes”, destacou o professor Aurélio Tomaz da Silva Briltes, coordenador do projeto de extensão.

Segundo o diretor executivo da Fundação, Anivaldo Cardozo, a parceria foi importante para atender a uma demanda já identificada anteriormente. “Essa parceria foi imprescindível. Apesar de não fazer parte de nossa função institucional, é satisfatório ver os trabalhadores saindo daqui bem informados e sendo atendidos em todas as suas necessidades”, aponta.

“A parceria entre o Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias(Cajef) e a Prática Jurídica é fundamental para o contato do acadêmico com a realidade do Direito, proporcionando a ele um conhecimento além da sala de aula”, ressalta Alexia Duncan, presidente do Cajef.

O atendimento de causas trabalhistas retornará no início de fevereiro do próximo ano, às terças-feiras, das 7 às 11 horas, na Rua 13 de maio, 2773 – no piso térreo da Funtrab.