Pular para o conteúdo
Cotidiano

Shopping pede restrição na entrada de adolescentes, mas Justiça diz não

Estabelecimento usou “rolezinhos” como argumentos
Arquivo -

Estabelecimento usou “rolezinhos” como argumentos

Depois de sofrer com a onda de bagunças, brigas e vandalismo, popularmente denominada de “rolezinho”, o Shopping entrou com ação na Justiça, pedindo a restrição de crianças e adolescentes no local, sempre que detectasse a ocorrência ou a iminência de organização, com a finalidade de perturbar a ordem pública. O pedido foi negado, por unanimidade, pelos desembargadores da 1ª Câmara Cível da Capital, sobre a alegação de que iria contra o direito de ir e vir de cada cidadão.

Na ação, o shopping pede a expedição de alvará para que ele possa fiscalizar os clientes que utilizam o espaço, e caso apresente comportamento suspeito, proíba a entrada, usando o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) como argumento, ao afirmar que devido aos “rolezinhos”, ocorridos em março, os menores estariam sujeitos a riscos de natureza física e psicológica, que devem ser prioritariamente protegidos pelos princípios e medidas de proteção do Estatuto.
 
O relator do processo, Des. Marcelo Câmara Rasslan, sugeriu que o shopping impusesse restrições na entrada, em prol da segurança, como realização de cadastros, cancelas e portas giratórias, como as utilizadas em prédios públicos, mas negou o pedido de alvará, alegando que vai contra o direito à locomoção, à reunião ou o exercício ao trabalho, dos demais cidadãos.

“Reitero, apenas, que deve ser liminarmente indeferida pelo Judiciário qualquer pretensão que busca o aval da Justiça para atuação indiscriminada de particulares visando impedir o acesso de pessoas a suas dependências, quando, na realidade, a eles já se conferem poderes para assim atuar no gozo e proteção de seus próprios direitos, sujeitando-se, evidentemente, à responsabilidade consequente, em caso de comprovado abuso. Por tais razões, conheço da apelação interposta, porém a ela nego provimento, mantendo a sentença como prolatada”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Três Lagoas vai adquirir materiais para a infraestrutura municipal. (PMTL. Divulgação)

Ampliação de escola recebe aditivo de R$ 290 mil em Três Lagoas

Criminoso é preso em Corumbá sete anos após participar de ataques a agências bancárias na Bahia

camara projeto

Vereadores de Campo Grande debatem moradia indígena em audiência pública

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Projeto que acelera medida protetiva de violência doméstica entra em funcionamento em MS

Últimas Notícias

Política

Adriane Lopes diz que Parque Tecnológico será ampliado e deve migrar para o Belas Artes

O Parktec CG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas

Transparência

Veículos e móveis para unidades de saúde devem custar R$ 888 mil em Antônio João

Plano de trabalho prevê a compra de carros de passeio, notebooks e mesas de escritório

Brasil

Bolsonaro será julgado por racismo pelo TRF-4

Caso ex-presidente seja condenado, não será preso; esse tipo de processo resulta em pagamento de indenização

Mundo

Secretário de Trump volta a ameaçar o Brasil após condenação de Bolsonaro

Secretário norte-americano afirmou nos que nos próximos dias haverá uma resposta dos EUA