Pular para o conteúdo
Cotidiano

Secretário diz que enfermeiros grevistas rejeitam conversar com comissão

Semad diz que categoria só aceita falar com o prefeito
Arquivo -

Semad diz que categoria só aceita falar com o prefeito

O secretário da Semad (Secretaria Municipal de Administração), Wilson do Prado, afirma que os enfermeiros, em greve há nove dias, não aceitam conversar com a Comissão de Negociação criada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). Prado destaca que um diálogo com entre as partes poderia colocar fim à paralisação.

“A Comissão foi criada por meio de um decreto do prefeito e tem autonomia para fazer as negociações”, garante.  A categoria, que deflagrou greve no último dia 20, reivindica reajuste anual de 8,5%.

Na última quinta-feira (25), representantes de servidores de enfermagem da Prefeitura pediram uma audiência com o prefeito e declararam que amenizariam a greve caso fossem atendidos pelo chefe do Executivo municipal.

“A categoria não quer conversar com a Comissão. Eles querem falar diretamente com o prefeito, querem cortar caminho e essa situação o prefeito não pode aceitar porque desautoriza aquilo que ele mesmo determinou. A Comissão está aberta. É só eles marcarem para que possamos conversar”, declara o secretário.

Prado enfatiza que no momento não há condições de atender à reivindicação e afirma que o município precisa de tempo para reestruturar as finanças. “O município não tem proposta para nenhuma categoria por causa do nosso índice. Estamos pedindo que todos voltem ao trabalho e em setembro a gente volta a conversar porque já teremos finalizado o quadrimestre e atingido o limite prudencial. Após essa data vamos ver, considerando os ajustes que estamos fazendo, o quanto economizamos para poder voltar a negociar”, afirma. 

Sem diálogo entre município e a categoria, a paralisação continua. No último dia 22, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, exigiu que 80% dos grevistas retornassem ao trabalho sob pena de pagar R$ 3 mil pelo descumprimento, no entanto, o representante da comissão negociadora dos trabalhadores de enfermagem, Hederson Fritz, explicou que a categoria recorreu à decisão e a greve permanece inalterada.

Paralisação –

A greve nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e no Cenort (Centro Ortopédico Municipal) é de 100%. Já nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Hospital da Mulher e no Hospital Dia, a adesão é de 50%.

Os profissionais que atendem nos setores de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não aderiram ao movimento e nas demais alas a adesão foi de 70%. Nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), o quadro de funcionário é menor, portanto, apenas 30%. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Últimas Notícias

Sem Categoria

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro

Cotidiano

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Pagamento do benefício será realizado conforme o número final do NIS