O Plano é um instrumento de planejamento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), promove nesta quarta-feira (25), a partir das 14h, no Auditório Almir Sater, Universidade Anhanguera (UNAES), a 1ª Oficina para Elaboração do Plano Municipal de de . A Oficina acontecerá durante a 37ª Reunião Ordinária do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC).

A elaboração do Plano de Coleta Seletiva (PCS) – que conta com a consultoria técnica da empresa DMTR Engenharia-Demeter Engenharia, buscará soluções para a prestação de um serviço de melhor qualidade, a partir do fortalecimento gerencial, do planejamento e organização dos procedimentos a serem adotados na operacionalização da coleta seletiva.

O Plano é um instrumento de planejamento das ações futuras desse serviço, tornando-se inclusive um programa de gestão aplicável. Além da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população apresentará ações para a construção de uma educação ambiental que possibilite a manutenção de um meio ambiente saudável, equilibrado e sustentável.

A 1ª Oficina tratará assuntos que vão desde o modelo de triagem, escoamento (Fluxo) dos resíduos ao mercado da reciclagem e inclusão dos catadores.

A oficina terá como público gestores e técnicos municipais, organizações de catadores de materiais recicláveis, empresas prestadoras de serviços, sociedade civil organizada, como também o cidadão que queira contribuir para a elaboração desse Plano.

A expectativa nessa oficina é de que sejam discutidas soluções e propostas sugestões para a correta destinação dos resíduos recicláveis e a diminuição dos resíduos destinados ao aterro sanitário. Outro ponto importante será o engajamento da sociedade nas ações que poderão ser propostas, para que na cidade se ampliem a consciência e a corresponsabilidade socioambiental.

Para a supervisão dos trabalhos foi instituído o Grupo Intersetorial de Trabalho do Plano Municipal da Coleta Seletiva, o qual é integrado por técnicos dos seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Agência de Regulação dos Serviços Públicos de (Agereg), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal da Educação (), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e também do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC).

O Grupo de Trabalho supervisionará o planejamento para o desenvolvimento das ações pertinentes à análise e à aprovação dos produtos, assim como aos procedimentos de ordem administrativa e gerencial para o mesmo fim.

 

Serviço:

Fórum Municipal Lixo e Cidadania-FMLC e Oficina

Local – Auditório Almir Sater, Universidade Anhanguera (UNAES) – avenida Fernando Correa da Costa, 1.800

Horário – a partir das 14 horas.