Pular para o conteúdo
Cotidiano

Negativa para transporte de recém-nascida é foco de denúncias entre HU e Samu

Bombeiros acabaram fazendo o serviço
Arquivo -

Bombeiros acabaram fazendo o serviço

O transporte de uma recém-nascida foi o foco de denúncias entre as duas instituições na manhã desta quarta-feira (8). A criança que precisava ser levada do HU (Hospital Universitário) para a Santa Casa de para passar por uma cirurgia cardíaca, acabou sendo transportada pela UR (Unidade de Resgate) do de forma improvisada.

A mãe da criança falou com a equipe do Jornal Midiamax sobre o assunto. “Fui comunicada pelo HU de que o (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não faria o serviço de transporte e que eu precisava tomar outra atitude, entretanto, eles me explicaram que minha filha precisava de uma alfa, pois ela é um tipo de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel, para que ela não corresse nenhum risco”, diz.

Com a negativa do Samu, a família da recém-nascida acabou ligando para o Corpo de Bombeiros. “Eles improvisaram o transporte com duas pediatras e duas enfermeiras do HU e nos acompanhou na viatura dos bombeiros até a Santa Casa”, lembra.

A criança estava intubada. O estado de saúde da recém-nascida expira cuidados e a cirurgia deve ser realizada entre esta quarta e quinta-feira (9), conforme informações da mãe da menina, que teve o nome preservado.

Samu

De acordo com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, a negativa feita ao HU ocorreu por conta da irregularidade do local. “Eles têm que ter uma viatura móvel para fazer este tipo de transporte intra-hospitais, isso é norma do CFM (Conselho Federal de Medicina) número 2011, mas estão irregulares”, frisa.

Cury disse que não iria tirar uma viatura da população. “São dez viaturas móveis que temos para atender a população e três de alta complexidade, mas isso é para atender a população em estado de emergência e não para fazer serviço particular de hospitais. Além disso, o HU não disponibiliza funcionários para acompanhar o paciente na viatura, que é outro erro”, argumenta.

O coordenador do Samu afirmou para a equipe do Jornal Midiamax que vai denunciar o hospital. “Vou denunciar novamente este hospital para o MPF (Ministério Público Federal) por deixar esta mãe na mão”, finaliza.

Hospital Universitário

A equipe do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria do HU, que por nota informou o que acontecera. Confira na íntegra:

“Na manhã desta quarta-feira, o Humap (Hospital Maria Aparecida Pedrossian) solicitou ao Samu transporte na ambulância alfa (de alta complexidade) para a paciente I.G de 38 semanas, internada na UTI Neonatal deste hospital a ser transferida para a UTI da Santa Casa. 

O pedido da ambulância de alta complexidade é devido a gravidade da saúde da criança, que tem cardiopatia congênita (anormalidade no coração que necessita de cirurgia) e estava entubada, respirando por ventilação mecânica.  A unidade móvel avançada possui todos os equipamentos necessários para o transporte seguro da paciente, que a unidade simples não comtempla. Diante da impossibilidade de transitar com a paciente em segurança e da negativa de atendimento do Samu, uma unidade móvel avançada do Corpo de Bombeiros foi acionado para o transporte seguro da criança.

O Hospital Universitário de Campo Grande conta com atendimento móvel, mas não o avançado, necessário para este caso. O Humap reitera que seguiu os trâmites legais ao adotar o que descreve a Resolução 2110/14 do CFM (Conselho Federal de Medicina), que em seu artigo 5, parágrafo único, reitera:

Não é atribuição do serviço hospitalar móvel de urgência e emergência o transporte de pacientes de baixa e média complexidade na rede, assim com o transporte de pacientes para realizarem exames complementares, devendo ser acionado apenas para o transporte de pacientes de alta complexidade da rede, o que se encaixa no caso da criança citada”.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente com extensa ficha criminal é apreendido na fronteira com MS

VÍDEO: Serra da Bodoquena fica encoberta por fumaça no segundo dia de incêndio

Série B Estadual

Campeonato Sul-Mato-Grossense: três jogos marcam disputa por vaga na zona de acesso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Últimas Notícias

Polícia

Dois irmãos saem na porrada após ingerirem bebida alcoólica durante toda a noite em Campo Grande

Os jovens não pararam as agressões nem com a chegada da PM e um deles ainda xingou um militar

Cotidiano

Em menos de 24h, ao menos seis incêndios atingem áreas de vegetação em Campo Grande

O Jornal Midiamax registrou fogo nos Bairros Nova Lima, Jardim Centenário, Vila Olinda, São Conrado, Vilas Boas e na região do Parque dos Poderes

Trânsito

VÍDEO: jovens se aventuram em ‘carona’ no baú de caminhão na Duque de Caxias

Além do perigo, a prática pode gerar sete pontos na CNH e multa de R$ 191

MidiaMAIS

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Benedita da Silva perdeu todos os pertences em incêndio