Categoria estava em greve desde a última quarta-feira

Durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (31), funcionários da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) decidiram retornar ao trabalho. Os concursados haviam aderido a greve dos servidores federais na última quarta-feira (29).

Segundo o secretário de Finanças do Sintsprev-MS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social), Gaspar Francisco Hickmann, o movimento perdeu força por falta de apoio no âmbito nacional.

“Além de nós apenas os servidores da Paraíba estavam em greve. Como eles voltaram, decidimos que voltaríamos também”, explica.

O secretário de Finanças do Sintsprev-MS considera que o fim da paralisação enfraquece o movimento dos servidores federais. “Isso dificulta as negociações. A medida que há um enfraquecimento do movimento, a União não vai nos atender por perceber que não estão mobilizados”, ressalta.

Os profissionais, que ganham em média R$ 1.923,00, pediam reajuste de 27%, conforme pauta nacional, e abertura de concurso público. Em Mato Grosso do Sul, a Funasa conta com 74 concursados e não com 90 trabalhadores, como foi informado anteriormente em matéria divulgada na última quarta-feira, com dados informados pelo Sinstsprev-MS. A informação foi corrigida nesta manhã pelo Sindicato.

A assembleia que definiu o fim da paralisação foi realizada na sede da Funasa e contou com a participação de aproximadamente 50 servidores.