Pular para o conteúdo
Cotidiano

Medica cuiabana é nomeada nova diretora do HU de Dourados

Nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União 
Arquivo -

Nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União 

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24), a nomeação da médica Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda como superintendente do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande ). A indicação de seu nome para o cargo foi aprovada em reunião do Conselho Universitário da UFGD, no dia 15 de julho.

Após a indicação, feita pela reitora da Universidade, professora Liane Maria Calarge, o nome da médica e seus dados curriculares foram encaminhados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que os avaliou e decidiu pela nomeação da candidata.

A nova superintendente será a segunda dirigente do hospital desde que a UFGD assumiu a gestão, em 2009. Seu antecessor, professor Wedson Desidério Fernandes, esteve à frente da instituição por seis anos e meio, período em que, entre outras conquistas, o HU fez adesão a Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que foi criada para administrar hospitais universitários em todo o Brasil.

Configurado como o maior hospital da região a atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HU-UFGD é, hoje, referência para 35 municípios da macrorregião, que alcança um raio de 800 mil habitantes, dentre os quais está inserido grande contingente de pacientes indígenas. Além disso, a instituição é a única unidade de saúde da região a realizar partos pela rede pública.

Mariana tem 36 anos, é médica infectologista e desde 2009 trabalha no HU-UFGD. Nascida em (MT), a profissional é formada em Medicina pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e realizou residência médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo (SP). Já em Dourados, alcançou, em 2011, o título de mestre em Ciências da Saúde pela UFGD, pesquisando a “Avaliação da tuberculose em populações etnicamente distintas no município de Dourados”.

Antes de sua nomeação, Mariana atuava no hospital como chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, onde presidia o Núcleo de Segurança. Também era presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU-UFGD e, por dois anos, trabalhou como diretora clínica no Hospital Indígena Porta da Esperança, mais conhecido como Hospital da Missão Caiuá, o único hospital indígena do Brasil, que é localizado em Dourados.

A médica coordena, ainda, a residência em Clínica Médica do HU-UFGD, pela qual participa do ensino e da pesquisa, por meio de orientações de monografias, formulação das provas para o ingresso na residência médica e ações voltadas aos acadêmicos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casas à venda em Orlando: por que brasileiros continuam apostando no mercado da Flórida

Luísa Sonza volta a cantar ‘Chico’ e revela ter ressignificado canção: ‘tempo vai passando’

Motorista é preso com carregamento de 370 KG de cocaína avaliado em mais de R$ 20 milhões

Idoso invade preferencial e atinge motociclista no Jardim América

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Homem que dava maconha a papagaios é preso por maus-tratos e venda de animal silvestre

Últimas Notícias

Esportes

Mirassol surpreende Grêmio em Porto Alegre, ganha mais um jogo e entra no G4 do Brasileirão

Gol de falta chegou a ser anulado, mas VAR revisou lance e confirmou

Polícia

Operação da PM no Anhanduizinho conta com 22 viaturas e mais de 40 agentes

Operação Saturação acontece neste sábado (13), e irá realizar abordagens em conveniências e comércios da região

Cotidiano

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

Chamas atingem reserva próximo à sede do Governo de Mato Grosso do Sul

Conteúdo de Marca

Grupo de promoções no WhatsApp vira tendência entre consumidores viciados em promoções e descontos

Foi nesse cenário que surgiram os grupos de promoções no WhatsApp, que selecionam, organizam e avisam em tempo real sobre as oportunidades mais vantajosas.