Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve dos enfermeiros não afeta atendimentos, destaca secretário

A greve é para reivindicar o reajuste anual de 8,5%
Arquivo -

A greve é para reivindicar o reajuste anual de 8,5%

Os enfermeiros da rede pública da saúde de cumpriram a promessa feita na última quarta-feira (17) de entrar em greve neste sábado (20). A decisão foi votada em uma audiência entre os servidores no dia 11 deste mês, para reivindicar o reajuste anual de 8,5%.

O Sindicato dos Trabalhadores da Enfermagem da Prefeitura de Campo Grande (Sinte/PMCG) representa aproximadamente mil profissionais. De acordo com o representante da comissão negociadora dos trabalhadores de enfermagem, Hederson Fritz, em entrevista concedida na quarta, em maio a categoria encaminhou proposta ao chefe da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Wilson do Prado, no entanto não houve acordo entre as partes.

“Não tem diálogo. Queremos o reajuste e a programação do piso digno conforme sugestão enviada ao secretário. Fizemos a proposta no mês passado e ele disse apenas que não teria como atender à categoria”, declara. Atualmente o salário dos técnicos de enfermagem é de R$ 1.300,00 e dos enfermeiros R$ 2.100,00.

O secretário de saúde, Jamal Salém destacou que a greve não está afetando os atendimentos nas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs), visto que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não abrem aos finais de semana. “Nós estamos fazendo visitas as UPAs para saber como está a situação e até o momento está tudo tranquilo”, destacou.

O secretário ainda explicou que a assessoria política da Secretária de Saúde (Sesau) para saber a legalidade da greve, mas frisou que a paralisação não era necessária, visto que a prefeitura está aberta para discutir as questões do reajuste. “Nós nunca nos recusamos a discutir sobre os reajustes, ainda mais relativos à inflação, que é justo que seja feito anualmente, o problema é que estamos passando por um momento difícil na economia, não só da cidade como do país, então nós precisamos manter o diálogo antes de tomar medidas que prejudicar a população”, explica Jamal em desaprovação a greve.

A prefeitura ainda não soube informar o percentual dos profissionais que aderiram a greve, mas conforme depoimento anterior do representante da comissão negociadora, os setores de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não vão aderir ao movimento, já nas demais alas, apenas 30% do efetivo permanecerá trabalhando.  Conforme o Sinte/PMCG, nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), o quadro de funcionário é menor, portanto, apenas 30% do efetivo poderão aderir ao movimento, os 70% trabalharão normalmente.

Ainda segundo as informações, 50% dos enfermeiros que trabalham nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Hospital da Mulher e Hospital Dia continuarão trabalhando.  Já no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Cenort (Centro Ortopédico Municipal) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a paralisação será de 100%. Os administrativos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também devem aderir à greve.

A paralisação nos setores e urgência e emergência teve início neste sábado, já os trabalhadores da Atenção básica entrarão em greve na próxima segunda-feira (22). O movimento grevista seguirá por tempo indeterminado até que haja um acordo com a Prefeitura. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

trt/ms

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Últimas Notícias

Polícia

Suspeitos de matar adolescente em Campo Grande são presos

Autores atiraram contra policiais e tentaram fugir

Trânsito

Motorista é presa bêbada após acidente grave em Campo Grande

Homem que conduzia motocicleta teve traumatismo cranioencefálico

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas