Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve dos enfermeiros não afeta atendimentos, destaca secretário

A greve é para reivindicar o reajuste anual de 8,5%
Arquivo -

A greve é para reivindicar o reajuste anual de 8,5%

Os enfermeiros da rede pública da saúde de cumpriram a promessa feita na última quarta-feira (17) de entrar em greve neste sábado (20). A decisão foi votada em uma audiência entre os servidores no dia 11 deste mês, para reivindicar o reajuste anual de 8,5%.

O Sindicato dos Trabalhadores da Enfermagem da Prefeitura de Campo Grande (Sinte/PMCG) representa aproximadamente mil profissionais. De acordo com o representante da comissão negociadora dos trabalhadores de enfermagem, Hederson Fritz, em entrevista concedida na quarta, em maio a categoria encaminhou proposta ao chefe da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Wilson do Prado, no entanto não houve acordo entre as partes.

“Não tem diálogo. Queremos o reajuste e a programação do piso digno conforme sugestão enviada ao secretário. Fizemos a proposta no mês passado e ele disse apenas que não teria como atender à categoria”, declara. Atualmente o salário dos técnicos de enfermagem é de R$ 1.300,00 e dos enfermeiros R$ 2.100,00.

O secretário de saúde, Jamal Salém destacou que a greve não está afetando os atendimentos nas Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) e nos Centros Regionais de Saúde (CRSs), visto que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) não abrem aos finais de semana. “Nós estamos fazendo visitas as UPAs para saber como está a situação e até o momento está tudo tranquilo”, destacou.

O secretário ainda explicou que a assessoria política da Secretária de Saúde (Sesau) para saber a legalidade da greve, mas frisou que a paralisação não era necessária, visto que a prefeitura está aberta para discutir as questões do reajuste. “Nós nunca nos recusamos a discutir sobre os reajustes, ainda mais relativos à inflação, que é justo que seja feito anualmente, o problema é que estamos passando por um momento difícil na economia, não só da cidade como do país, então nós precisamos manter o diálogo antes de tomar medidas que prejudicar a população”, explica Jamal em desaprovação a greve.

A prefeitura ainda não soube informar o percentual dos profissionais que aderiram a greve, mas conforme depoimento anterior do representante da comissão negociadora, os setores de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não vão aderir ao movimento, já nas demais alas, apenas 30% do efetivo permanecerá trabalhando.  Conforme o Sinte/PMCG, nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), o quadro de funcionário é menor, portanto, apenas 30% do efetivo poderão aderir ao movimento, os 70% trabalharão normalmente.

Ainda segundo as informações, 50% dos enfermeiros que trabalham nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Hospital da Mulher e Hospital Dia continuarão trabalhando.  Já no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no Cenort (Centro Ortopédico Municipal) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a paralisação será de 100%. Os administrativos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também devem aderir à greve.

A paralisação nos setores e urgência e emergência teve início neste sábado, já os trabalhadores da Atenção básica entrarão em greve na próxima segunda-feira (22). O movimento grevista seguirá por tempo indeterminado até que haja um acordo com a Prefeitura. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

bicicleta em buraco jovens batem a cabeça

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Valdemar Costa Neto

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Últimas Notícias

Esportes

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do ano que vem, neste domingo, ao derrotar a Irlanda do Norte, por 3 a 1. Com o resultado, os tetracampeões mundiais conquistaram os primeiros três pontos no Grupo A, … Continued

Famosos

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Pego de surpresa, a maior parte do público não conseguiu segurá-la

Esportes

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Seleção treina nesta segunda-feira, às 10h30, quando Ancelotti vai definir o time para o confronto com a Bolívia

Polícia

Motoqueiro que não obedeceu parada e avançou com moto quebrou perna de policial

Policial foi atingido pela moto em alta velocidade no bairro Tiradentes, em Campo Grande