Índios pedem demarcação de 17 fazendas

Fazendeiros que tiveram propriedades do distrito de Taunay, na região de , ocupadas por índios terenas definiram junto à Justiça que devem retirar o gado e pertences em até 120 dias. 

O prazo, de 60 a 120 dia, dado aos produtores rurais, foi deliberado nessa quinta-feira (30) depois de mediação realizada pelo juiz federal Pedro Pereira dos Santos. O magistrado esteve ontem na região no intuito de mediar a negociação entre fazendeiros e indígenas, mas até o momento não se sabe se houve outras decisões. A Justiça ficou de comentar o assunto até o fim desta sexta-feira.

José Lippe, dono da fazenda Ouro Preto, antecipou que apenas houve o acordo para retirar o gado e ele, e os demais fazendeiros, ainda esperam por decisão judicial. Somente da propriedade dele um rebanho com 1.600 animais devem ser retirados.

“Vamos aguardar agora, não sei qual será a decisão da Justiça”, disse.

Desde a última segunda-feira indígenas da Aldeia da Taunay estão acampados nas fazendas Ouro Preto, Cristalina e Persistência. Outras duas propriedades, Esperança e Maria do Carmo, também localizadas no distrito, foram ocupadas pelos índios há dois anos.

Segundo Gilson Tiago, uma das lideranças dos índios, eles querem, ao todo, a demarcação de 17 fazendas, que, segundo eles, pertencem aos terenas. Conforme o líder do movimento, hoje os índios possuem aproximadamente 18 mil hectares da área.