O aracnídeo foi capturado dentro da cozinha de um morador

Moradores do Carandá Bosque I, bairro nobre de , reclamam da existência de diversos escorpiões amarelos na região. Segundo eles, esta é uma das espécies mais venenosas de aracnídeos, podendo causar a morte de uma pessoa.

De acordo com o aposentado Júlio Gerevine, de 65 anos, que mora no Carandá há 16 anos, esta foi a primeira vez que um bicho deste foi visto por ele. Julio mora com a esposa, também idosa, de 63 anos, na Rua Hélio Pereira Coelho e capturou o escorpião entrando pela cozinha de sua casa.

“Em todos esses anos morando aqui nunca havia visto um escorpião venenoso como este. Pior ainda é que ele é apenas um filhote, assim, é possível que tenha uma família desses bichos andando por aqui”, alerta.

Outra moradora da região, a dona de casa Maria do Rosário, de 55 anos, conta que já viu, há alguns dias, um escorpião. “Eu vi um deles e parecia ser dos grandes. O encontrei enquanto fazia limpeza em minha casa”, conta.

Por outro lado, O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) informou que, quando recebe solicitações deste tipo, é feito um programa de orientação à população a fim de evitar acidentes. Além disso, pode ser usado inseticida para matar os bichos.

De acordo com o CCZ, esta época de verão, a incidência destes bichos aumenta bastante, em virtude do clima quente.

Por fim, o CCZ informa que os moradores podem ajudar a conter os aracnídeos fazendo a limpeza dos terrenos baldios e colocar saquinhos de areia no rodapé das portas, para evitar que os bichos entrem nas casas.

Escorpião amarelo

Esta espécie de aracnídeo mede, aproximadamente, 7 centímetros e possui veneno capaz de matar uma criança ou um idoso. O bicho é considerado o mais perigoso da América do Sul, pois seu veneno age em todo sistema nervoso periférico. A fêmea consegue parir cerca de 20 filhotes por ano, cerca de 160 durante toda a vida. (fonte Wikipédia)

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.