Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolhida em concurso do Midiamax, arara-canindé é ave-símbolo da Capital

Concurso foi promovido pelo Jornal Midiamax e o Avistar MS
Arquivo -

Concurso foi promovido pelo Jornal Midiamax e o Avistar MS

É quase unanimidade que cada morador de , ao passear pela cidade, já tenha avistado uma delas. E aquele casal que fica na Praça das Araras, sempre ao fim do dia? É por isso que o prefeito Gilmar Olarte sancionou nesta terça-feira (16) a Lei n. 5.561, de autoria da Câmara de Campo Grande, que institui a arara-canindé como Ave-Símbolo da Capital. A sugestão foi do vereador Eduardo Romero, após a realização do concurso cultural promovido pelo Jornal Midiamax e o Avistar MS.

No fim do ano passado, os campo-grandenses votaram na arara-canindé, que teve mais que o dobro de todos as as aves concorrentes no Facebook do jornal. Todos puderam escolher entre a canindé, arara-vermelha, bem-te-vi, choca-barrada, coruja-buraqueira, ferreirinho-relógio, joão-de-barro, periquito-de-encontro-amarelo, quero-quero, sabiá-laranjeira, surucuá-de-barriga-vermelha, tucano e urutau.

Simone Mamede, uma das organizadoras do Avistar MS, falou da importância do concurso para Campo Grande. “Várias cidades brasileiras têm sua ave-símbolo. As aves são bons elementos indicadores da riqueza da fauna de determinado local ou região”.

A organizadora diz acreditar que o resultado pode refletir positivamente no turismo da Capital. “A ideia é de que a população incorpore mais um elemento de identidade à sua cultura e que isso gere responsabilidade na proteção, reconhecimento e valorização do patrimônio natural. A ave-símbolo será mais uma marca do campo-grandense, um símbolo cultural que expressa o vínculo afetivo com a rica biodiversidade local”.

A ave

Arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela e arara-amarela é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara. Ave muito presente na vida dos campo-grandenses, muito colorida e considerada um dos psitacídeos mais espertos e inteligentes. Reproduz em nossos quintais e encontra alimento fácil na cidade. Vocaliza alto e costuma com frequência sobrevoar a principal avenida da cidade a Afonso Pena. 

Nome: arara-canindé, nome científico Ara ararauna, mede cerca de 90 centímetros, pesando 1,1 kg. É encontrada facilmente na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 metros de altitude. Vive em pares ou em grupos de 3 indivíduos, combinação mantida também quando formam-se bandos maiores de até 30 indivíduos. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes. Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. 

O que é o Avistar

O Avistar MS é um encontro regional apoiado pelo Avistar Nacional (Avistar Brasil). O Avistar é um encontro de observadores de aves que apreciam o contato com as aves e a biodiversidade em geral. O evento é totalmente aberto à participação popular, não tem perfil acadêmico ou técnico-científico e busca popularizar a observação de aves em liberdade e incentiva a convivência harmônica com a natureza. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

Grupo de promoções no WhatsApp vira tendência entre consumidores viciados em promoções e descontos

Casas à venda em Orlando: por que brasileiros continuam apostando no mercado da Flórida

Luísa Sonza volta a cantar ‘Chico’ e revela ter ressignificado canção: ‘tempo vai passando’

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Motorista é preso com carregamento de 370 KG de cocaína avaliado em mais de R$ 20 milhões

Últimas Notícias

Mundo

Corpo de pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é identificado após 50 anos

Última vez que Francisco Tenório foi visto estava em turnê com Vinicius de Moraes e Toquinho

Polícia

Aluna de Autoescola denuncia instrutor por importunação sexual em Campo Grande

Vítima relatou que constrangimentos ocorreram durante aula prática dentro do carro da empresa

Esportes

Mirassol surpreende Grêmio em Porto Alegre, ganha mais um jogo e entra no G4 do Brasileirão

Gol de falta chegou a ser anulado, mas VAR revisou lance e confirmou

Polícia

Operação da PM no Anhanduizinho conta com 22 viaturas e mais de 40 agentes

Operação Saturação acontece neste sábado (13), e irá realizar abordagens em conveniências e comércios da região