Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em um universo masculino, delegadas ocupam cada vez mais espaço

Há oito anos no cargo, delegada diz que sensibilidade feminina pode ajudar na função
Arquivo -

Há oito anos no cargo, delegada diz que sensibilidade feminina pode ajudar na função

A ocupação dos espaços em vários campos da sociedade já é uma realidade há algum tempo, mas as mulheres não se dão por satisfeitas e buscam cada vez mais. No caso específico da segurança pública isto é notório.

A princípio, a função mais ocupada por mulheres era a de escrivã. Posteriormente também passaram a atuar como agentes e, agora, cresceu o número de delegadas de polícia. Cada uma com sua peculiaridade, elas mostram que são capacitadas para a função e a cada dia ganham maior destaque tanto internamente quanto no reconhecimento do público.

Em Mato Grosso do Sul, atualmente estão nomeadas 51 mulheres na função de delegada, sendo 28 em e 23 no interior. Entre elas, estão aquelas lotadas na Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), na Diretoria Geral da Polícia Civil e em outros cargos chamados burocráticos.

Entre essas profissionais da segurança pública está a delegada Anne Karine Sanches Trevizan, de 36 anos. Divorciada, mãe de dois filhos, de 6 e 4 anos, e há oito anos atuando na função de delegada de polícia.

Depois de um período atuando nas cidades de e Selvíria, atualmente ela está lotada como plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde lida com todos os tipos de ocorrência. Sob seu somando, tem uma equipe composta por 9 policiais, dos quais três são mulheres

Ciente de que atua em um universo de predominância masculina, ela afirma que não enfrenta qualquer tipo de dificuldade ou discriminação. “Sinto que em algumas ocasiões quando alguém é designado para falar com o delegado, no primeiro contato existe um certo espanto, mas depois, quando demonstramos que estamos aptas à função, tudo volta à normalidade e o que impera é o respeito”, afirma.

Por ser mulher, a delegada Anne Karine acredita até que existam algumas vantagens. “Nós mulheres, temos uma sensibilidade extra que pode ajudar em algum tipo de situação durante uma investigação”, continuou.

No dia a dia de trabalho, a delegada não se descuida da feminilidade e mantém a aparência impecável. Na bolsa, além do revólver, leva o inseparável espelho e um kit de maquiagem para os retoques, quando necessários.

Quanto à inserção das mulheres no mercado de trabalho, a delegada afirma que depende da competência de cada uma, pois na sua opinião, existe lugar para todos. “As mulheres que se impõem na profissão têm espaço em qualquer função”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática