Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com frio e chuva, quem mora na rua espera solidariedade para sobreviver

O álcool sempre é apontado como a causa de estarem na rua
Arquivo -

O álcool sempre é apontado como a causa de estarem na rua

A história é quase sempre a mesma de quem mora na rua, o álcool é o grande vilão para quem antes tinha casa, família e acaba indo parar na rua, já que o alcoolismo não é aceito por quem convive com estas pessoas.

E a situação que já é precária piora com a chegada da temporada de chuva e frio. Orlando Costa, de 65 anos, há oito meses morando na rua conta com a solidariedade das pessoas para sobreviver. “As pessoas passam e dão comida, roupa, colchão, mas nunca dinheiro”, fala.

Orlando ainda diz que por vinte anos ficou longe do álcool, mas uma pequena derrapada ao entrar em bar para comprar um cigarro desencadeou todo o problema ao comprar uma latinha de cerveja. “Acabei bebendo todas, e meus filhos não aceitam bebida, então tive que sair de casa, mas um dia quero sair daqui porque isso não é vida”, explica Orlando que ainda diz que à noite quase não dorme com medo de que alguém possa atentar contra sua vida.

“Tenho medo que coloquem fogo em mim enquanto estiver dormindo”, conta com os olhos marejados. Outro morador que fica no mesmo ponto que Orlando, na Rua Machado de Assis esquina com Avenida Presidente Vargas, no Santo Amaro, é Gumercindo Oliveira.

O morador de rua já está nesta situação há três anos, e saiu de casa por causa do álcool. “Comecei a beber aos 10 anos de idade, ia para o bar jogar sinuca e comprava bebida com o dinheiro que ganhava trabalhando de servente com meu pai”, explica.

“A gente sempre espera a ajuda das pessoas que trazem comida, roupa, cobertor, mas nunca dão dinheiro e faço uns trabalhos de reciclagem e com ele compro minha pinguinha”, diz.  A história acaba se repetindo com o eletricista, José Wellington, de 62 anos, há três meses na rua.

“Tinha casa, carro e separei-me da mulher e vendi tudo o que tinha e não vou mentir gastei com pinga”, fala José. O eletricista afirma que não quer continuar nessa vida e que um dia pretende reencontrar os irmãos que moram no nordeste. “É ruim morar na rua, depender das pessoas para ter comida, roupa e com a solidariedade para tomar um banho”, fala José que continua dizendo que nesta madrugada seu colchão ficou todo molhado com a chuva, mas teve que dormir assim mesmo, já que não tinha solução.

O dono de um depósito de reciclagem, Jair Andrade, 46 anos, ajuda os moradores quando pode. “Eu fico com pena porque eles também são gente, e ajudo quando dá passando uns serviços para eles. O problema é o álcool, e eles sempre acabam voltando para cá.”, explica Jair.

De acordo com a Prefeitura o POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) atende diariamente 80 pessoas, mas só para atendimento em alimentação e higiene. Já o (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) atende em média 80 pessoas por dia.  No local são abrigadas as pessoas moradoras de rua encaminhadas pelo centro POP, com alojamento e alimentação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Mounjaro esgotado nas farmácias, usuários fazem ‘busca alternativa’ para compra

‘Compras fake’: Justiça nega bloquear R$ 12 milhões de ex-diretor do HRMS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Prazo para registro de candidatura em eleição de Bandeirantes termina nesta segunda-feira

Dermatite atópica: entenda o que é a doença que passa a ter tratamento integral no SUS

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

cpi consorcio oitivas

Ônibus sem limpeza e multa só para carros: relembre as oitivas da 2ª fase da CPI do Consórcio

Com foco no estímulo à leitura, Feira Literária de Dourados pode entrar na agenda cultural MS

Últimas Notícias

Esportes

À espera de reforços, Fluminense chega aos Estados Unidos para a disputa do Mundial

O campeão da Copa Libertadores de 2023 estreia no dia 17

Cotidiano

LISTA: Presente do Dia dos Namorados pode custar a partir de R$ 15 pela internet

Elaboramos uma pesquisa de preços de presentes com diversos itens em conta encontrados na internet

Trânsito

Carretinha carregada com motocicletas se solta e Fiat Strada capota na BR-262

Apesar do cenário de destruição, o motorista sofreu apenas escoriações leves

MidiaMAIS

Fim de semana tem opções de arraiás gratuitos por Campo Grande; confira lista

Festas são opção de lazer com comidas típicas e quadrilhas