Cotidiano

Campanha contra a gripe começa dia 4 e pretende vacinar mais de 500 mil

Doses estarão disponíveis até o dia 22 de maio

Midiamax Publicado em 01/05/2015, às 18h24

None
vacinacao-brumado.jpg

Doses estarão disponíveis até o dia 22 de maio

A partir desta segunda-feira (4) estará disponível nos postos de saúde de Mato Grosso do Sul doses de vacinas contra os três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N3 e Influenza B.

 A Campanha de Vacinação, lançada nessa quinta-feira (30), pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 22 de maio e pretende imunizar 528,8 mil pessoas no Estado.

A princípio as doses estarão disponíveis para o grupo prioritário formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Prevenção

 A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Jornal Midiamax