Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Blindado’ e com poucos plantonistas, posto de saúde vive caos em feriadão

Equipe de reportagem foi barrada por guarda no posto
Arquivo -

Equipe de reportagem foi barrada por guarda no posto

Pacientes que procuraram o CRS (Centro Regional de Saúde) Guanandy Dr. Ênio Cunha, localizado na Avenida Manoel da Costa Lima, em , reclamaram da falta de médicos nesta véspera de Sexta-Feira Santa, em um feriadão prolongado que começou já nesta quinta (2) por conta do ponto facultativo nos órgãos públicos. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax foi impedida pela Guarda Municipal de entrar no saguão, onde cerca de 100 pacientes estão aguardando atendimento.

Um paciente, que prefere não se identificar, afirma que chegou ao local por volta das 5 horas e que não havia médicos na unidade de saúde. “Chegamos e eles disseram que já que tinham de trabalhar no feriado [celebrado amanhã], iriam chegar só depois das 7 horas. Isso é um desrespeito”, afirma.

O auxiliar de serviços gerais Alessandro Lessa, de 40 anos, também disse ter sido informado sobre a falta de médicos e que o atendimento começou apenas por volta das 8h30. “Falaram que não tinha médico para atender. Começaram a chamar os pacientes já era umas 8h30”, ressalta.

Aguardando em uma cadeira de rodas, a vendedora Edilaine Weiss, de 30 anos, que sofreu uma torção no pé, diz que foi a uma unidade de saúde no Aero Rancho, onde foi orientada a seguir para o CRS Guanandy. No local, esperou por quase duas horas antes de ser informada de que deveria seguir para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

“Cheguei e uns 20 minutos depois passei pela triagem e fiquei esperando, depois de mais de uma hora e meia a assistente social disse que eu deveria procurar ou a UPA Universitário ou a UPA Coronel Antonino. Isso é humilhante. É um absurdo eu ficar quase duas horas aguardando para depois falarem que terei de ser atendida em outro local”, enfatiza. Pouco depois de falar com a reportagem, a vendedora teve de devolver a cadeira de rodas a pedido de um dos funcionários do CRS.

A assistente social Zilah da Cruz justifica que orientou a paciente para outra unidade de saúde por falta de equipamento para fazer o exame de raios X . Questionada sobre o tempo de espera, de quase duas horas, a servidora não soube explicar o motivo.

Identificado apenas como Alex Silva, o enfermeiro chefe responsável pelo plantão desta quinta-feira nega as informações repassadas pelos pacientes. “Teve a troca de plantão às 6 horas e os médicos deram preferência para os pacientes que estavam na enfermaria, antes de atender os do saguão”, alega.

De acordo com o enfermeiro chefe, dois médicos fazem atendimento com apoio de outro profissional enviado pela Equipe Móvel. Sem acesso ao saguão do CRS, a equipe de reportagem não conseguiu conversar com outros pacientes – a justificativa do guarda municipal é de que, mesmo se tratando de espaço público, a imprensa precisa de autorização para entrar em um posto de saúde. 

Em virtude do ponto facultativo decretado pelo prefeito, Gilmar Olarte (PP), não foi possível falar sobre o caso com a assessoria de comunicação da (Secretaria Municipal de Saúde Pública).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhoneiro é preso com 200 kg cocaína que seria levada para Campo Grande

Casal suspeito de matar cacique a facadas se apresenta à polícia de Dourados

Incêndio de grandes proporções em lavoura mobiliza bombeiros de MS e GO

Ex-secretária de Iguatemi, Ivoni Pelegrinelli representará Sesau durante comitê gestor

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

PF investiga vereador que declarou ter carro de R$ 35 mil e roda de caminhonete por Naviraí

Últimas Notícias

Polícia

Agressor é condenado a pagar R$ 5 mil para ex-mulher

Ele terá de pagar o valor a ex, que é assistida pela Defensoria Pública

Economia

Com tensão política, dólar fecha em ligeira alta na contramão do exterior

Após desvalorização de 3,19% em agosto

Polícia

Justiça mantém prisão de jovem que atropelou PM durante abordagem no Tiradentes

O atropelamento ocorreu na tarde desse domingo (7)

MidiaMAIS

UEMS promove Feira Geek com sessões de RPG, K-Pop e expositores nesta sexta-feira 

As atividades serão das 11h às 20h, no campus UEMS Santo Amaro, em Campo Grande