Dono de caminhão baú oferece retirada de lixo

A paralisação da coleta e o acumulo de lixo virou oportunidade de negócio para os campo-grandenses. Com o serviço de coleta da Solurb em greve há dez dias, muitos aproveitam da situação para garantir um troco.

É o caso de Carlos Roberto, autônomo de 36 anos, que juntou a vontade da população de se livrar do lixo com o fato de ter um caminhão baú. “Já tenho o caminhão, só gasto com o combustível para levar até o lixão”, destaca. Com um parceiro, ele saiu às ruas nesta sexta-feira (18) oferecendo retirada de lixo. Para empresa o preço é de cem reais, para casa dez.

No início desta tarde, Carlos Roberto retirava lixos de empresas de advocacia na Rua 15 de Novembro. Já era a terceira coleta dele e do parceiro no dia. “Só aqui tiramos de cinco empresas”, contabiliza.

Carlos disse não saber se permitirão que ele entre com o caminhão no lixão, mas afirma já ter a solução. “Se não deixarem entrar no aterro vamos despejar ali na frente mesmo”.

A greve

A greve dos trabalhadores da Solurb, concessionária responsável pela coleta de lixo de , acabou depois da conciliação realizada na manhã desta sexta-feira (18) entre a empresa e o sindicato, mas segundo a Solurb não há combustível para abastecer os caminhões.

A Solurb ainda alega que dos 50 veículos da frota, 35 caminhões estariam bloqueados por falta do pagamento de leasing, o que também impossibilitaria que os veículos trafegassem pelas ruas. A empresa ainda se comprometeu a entregar uma planilha com dados dos trabalhadores nesta tarde para o sindicato.

O Ministério Público Estadual conseguiu liminar na Justiça determinando a retomada dos serviços da Solurb em 24 horas, o serviço de coleta de lixo, mediante multa de até R$ 100 mil diários, com máximo de R$ 3 milhões, caso descumpra a ordem. A decisão foi assinada na quinta-feira (17).