A ação tem levado aos bairros diversos serviços municipais

Neste sábado (27) Prefeitura de Campo Grande realiza mais uma edição do Projeto Ação Municipal na escola municipal Maestro João Correia Ribeiro, no Jardim Campo Novo. A ação começou às 8 horas com atendimento nas áreas de saúde, educação, assistência social, orientação para o trabalho, ouvidoria, meio ambiente com distribuição de mudas, emissão de documentos, esporte, cultura e lazer para.

Iniciado em abril deste ano o projeto já realizou 30 mil atendimentos, abrangendo mais de 10 mil pessoas. A ação tem levado aos bairros diversos serviços municipais. De acordo com o coordenador Marcelo Francisco, a Ação Municipal, inaugurada na região do Prosa, se estende até dezembro quando deverá completar 10 edições em diferentes localidades, duas em cada região urbana.

Ainda de acordo com o coordenador há uma expressiva receptividade das pessoas em relação ao projeto porque têm o sábado para colocar em dia uma série de serviços. “A intenção é facilitar ao máximo levando o atendimento para perto das casas deles, o que significa economia, deslocamento rápido e a realização de diversos serviços em um só espaço”, salienta.

Divididos em diversos setores e espaços na escola, os atendimentos do projeto abrangem apresentações culturais diversas, distribuição de mudas, exposição e venda de artesanato dos cursos da SAS. Serviços emissão de documentos, carteira de trabalho, RG e CPF, cartão SUS, atendimentos médico-odontológicos, atendimento no programa DST/Aids, orientação para programas habitacionais, cortes de cabelo, estética facial.

Durante todo o dia, crianças e jovens têm espaços reservados para a diversão com jogos de pebolim, tênis de mesa e jogos de quadra, participam de brincadeiras e contação de histórias.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Campo Novo, Agostinho do Amaral destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade local, lembrando que há bastante tempo a população solicitava os serviços no sábado. “Aqui, tem gente de diversos bairros, grande parte vem a pé, de bicicleta e traz a família inteira para ser atendida”, explicou.

A escola recebeu pintura no muro, nas paredes externas, corredores, portas janelas e ganhou um novo visual que agradou quem chegava. “Tá muito bonita” destacou a dona de casa Ana Cristina Brandão, referindo-se à escola. Com sete meses de gravidez, ela estava à espera do exame de ultrassom “Se fosse aguardar agendamento, só teria para agosto. Aproveitei essa oportunidade”, destacou.

A diretora da escola, Edilene Severo Rocha destacou o quanto a revitalização da escola foi importante para a comunidade escolar. “Nós nos sentimos valorizados em um ambiente que está aconchegante. Mudou até mesmo o comportamento dos alunos que estão mais cuidadosos com a escola”, observou.

A estudante Loraine Lopes Martins, 14, aproveitou o salão de beleza para cortar o cabelo. “Vou sair daqui mais bonita com o corte novo”, destacou a jovem. Já a dona de casa Patrícia de Oliveira da Silva estava preocupada em colocar em dia o preventivo e consultar para se orientar quanto aos resultados de outros exames. “Vou resolver muitas coisas nesse sábado aqui na escola”, comemorou.

Orgulhosa do filho Natan Gabriel que faz parte do projeto Mais Educação, Deise Santini aguardava o início do Coral para fotografar o filho. “Essa atividade é muito boa, traz serviços e recreação para a comunidade”, comentou Deise.

Presente nessa edição, a equipe da 35ª Zona Eleitoral atendeu a população com serviços de emissão de título eleitoral, segunda via, revisão e transferência. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Kênia Alves a expectativas é de sejam feitos centenas de atendimentos ao longo do dia. Tatiane Novaes, foi uma das beneficiadas com a presença do Cartório. “Perdi meus documentos e aqui vou resolver esse problemas e um deles é o título eleitoral”, afirmou.

Líderes comunitários e o vereador Carlão estiveram na escola  e salientaram a iniciativa como um espaço importante para o acesso da comunidade aos mais diversos serviços municipais.

As atividades continuam até às 17 horas e a expectativa é de que sejam realizados mais de 5 mil atendimentos na escola municipal Maestro João Correia Ribeiro.