Pular para o conteúdo
Cotidiano

Indígenas marcam reunião para acalmar ânimos e cumprir prazo de trégua na Aldeia Buriti

Indígenas das 12 comunidades da etnia Terena que compõem a Aldeia Buriti marcaram uma reunião na noite desta quinta-feira (5) para acalmar os ânimos de companheiros que desejam partir para as retomadas de terras vizinhas à aldeia. A possível ‘retomada em massa’ deixou em alerta os fazendeiros, que disseram ao Midiamax estar prontos até para o […]
Arquivo -

Indígenas das 12 comunidades da etnia que compõem a Aldeia Buriti marcaram uma reunião na noite desta quinta-feira (5) para acalmar os ânimos de companheiros que desejam partir para as retomadas de terras vizinhas à aldeia.

A possível ‘retomada em massa’ deixou em alerta os fazendeiros, que disseram ao Midiamax estar prontos até para o combate armado. Eles lembraram que o fim das retomadas, consideradas invasões pelos ruralistas, também faz parte de acordo entre as partes.

“A gente não sabe de onde está partindo essa ideia de retomada antes do prazo. Queremos evitar conflitos. Nos reunimos e decidimos que o melhor a fazer é esperar o prazo de 30 de junho, para uma resposta do Ministério da Justiça. Se não tiver resultado aí sim vamos resolver o que faremos”, disse o cacique Maioki, da Aldeia Tereré.

Segundo o cacique, nova reunião foi chamada porque apenas 11 aldeias participaram da primeira: a Tereré, Córrego do Meio, Dez de Maio, Barrerinha, Oliveira, Água Azul, Recantos, Lagoinha, Nova Buriti, Olho D’água e Nova Tereré.

“Só a aldeia Buriti não participou, não avisou o motivo. Por isso chamamos uma nova reunião. Se alguma aldeia mudar de ideia ou não concordar em cumprir a trégua, nós vamos tentar convencê-los, porque queremos que fique como está: tranquilo”, argumentou o cacique.

Em maio do ano passado, o indígena Oziel Gabriel, 36 anos, foi morto em um dos confrontos com os fazendeiros que envolveram homens da Polícia Federal. Até hoje ninguém foi responsabilizado pela morte do indígena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Curso de Português para imigrantes está com vagas abertas em Campo Grande

Namoro Online no Brasil: Como Encontrar um Parceiro de Forma Segura

Número de mortos no terremoto no Afeganistão sobe para 2.205, diz Talibã

Estacionamento vertical da Alems começa a ser liberado

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

PREDADOR FOGO BIOPARQUE

Agressivo, predador ‘de fogo’ é o novo morador do Bioparque Pantanal

Dupla que matou homem com tiros de espingarda é presa em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Avisos do Inmet mostram MS dividido entre tempestade e tempo seco nesta quinta-feira

Regiões sul e leste estão sob aviso de perigo de tempestade, enquanto centro, leste e norte estão com aviso de baixa umidade do ar

Política

Após cinco meses, denúncias na CPI do Consórcio Guaicurus chegam a 644

População ainda pode fazer denúncias sobre a qualidade do ônibus da Capital

Cotidiano

Proposta de candidato para legalizar carros roubados gera polêmica no Chile

Candidato à presidência da Bolívia, Rodrigo Paz, propôs a legalização de todos os veículos "chutos", que são automóveis sem documento e que entraram ilegalmente em terras bolivianas

Brasil

Mulher é presa por ocultar cadáver da filha de 7 anos no Rio de Janeiro

Corpo foi encontrado em decomposição