Cotidiano

Previsão de 40°C para Campo Grande e meteorologia faz alerta contra exercícios físicos

Para esta terça-feira (30), o calor pode aumentar ainda mais de intensidade, a mínima deve registrar 25°C em Campo Grande, enquanto as máximas variam entre 37°C e 40°C. A previsão é de registros acima dos 42°C entre o centro-norte e Pantanal de MS. Em razão disso, os meteorologistas alertam para evitar exercícios físicos nos horários […]

Arquivo Publicado em 30/10/2012, às 09h16

None

Para esta terça-feira (30), o calor pode aumentar ainda mais de intensidade, a mínima deve registrar 25°C em Campo Grande, enquanto as máximas variam entre 37°C e 40°C.


A previsão é de registros acima dos 42°C entre o centro-norte e Pantanal de MS. Em razão disso, os meteorologistas alertam para evitar exercícios físicos nos horários mais quentes, entre 10h e 18h.


De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o forte calor dos últimos dias está associado ao bloqueio atmosférico, enfraquecimento dos ventos em níveis acima dos 5000 metros que impede o avanço de frentes frias.


Os movimentos predominantemente descendentes do ar de altos níveis até a superfície formam a chamada compressão adiabática: aumentam a temperatura e diminuem a umidade do ar, dificultando a formação de nuvens.


Por outro lado, o ar um pouco mais úmido sobre a região do extremo sul e leste do estado tem provocado apenas algumas pancadas isoladas de chuva muito localizadas.

Jornal Midiamax