Cotidiano

Meteorologista comenta média de chuvas para os 3 primeiros meses do ano

De acordo com os dados históricos apresentados pela meteorologista, Cátia Braga, do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), em Campo Grande as médias históricas (ou normais climatológicas) de chuvas para os meses de janeiro, fevereiro e março, são, respectivamente: 231,9 mm, 174 mm e […]

Arquivo Publicado em 03/01/2012, às 18h06

None

De acordo com os dados históricos apresentados pela meteorologista, Cátia Braga, do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), em Campo Grande as médias históricas (ou normais climatológicas) de chuvas para os meses de janeiro, fevereiro e março, são, respectivamente: 231,9 mm, 174 mm e 151,5 mm.


Segundo a meteorologista, a tendência é de chuvas um pouco acima do normal climatológico na região noroeste do Estado (ver mapa no site da Agraer abaixo). De acordo com ela, na região sudoeste, parte da região central, região sul e toda região leste deve ter chuvas irregulares e abaixo do esperado. Na capital sul-mato-grossense espera-se chuva dentro da média.


Temperaturas 


Já em relação as temperaturas, Cátia Braga explica que, estarão dentro da média histórica na maioria das regiões sul-mato-grossenses. Região Oeste (verde no mapa, no site da Agraer) tende a ter temperaturas ligeiramente menores.


Previsão de clima


Cátia Braga explica que, o Cemtec-MS não elabora previsão de clima, entretanto, divulga as previsões probabilísticas dos órgãos oficiais, como o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).


Mais informações sobre o assunto, bem como as médias históricas de chuvas para outros municípios de Mato Grosso do Sul, estão no site www.agraer.ms.gov.br (clicar em Previsão do Tempo/Siga no twitter).


Jornal Midiamax