Bombeiros atendem diversos chamados em decorrência do temporal desde a madrugada

A chuva que iniciou nesta madrugada na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, por volta das 2h30, já está trazendo diversos reflexos negativos à população. Foram registradas quedas de árvores e de fiação elétrica, alagamentos em vários pontos da cidade, entre outros prejuízos.

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) já foram registrados 5 atrasos nos voos em razão do temporal, mas no momento, o aeroporto opera visivelmente. Conforme a Ciptran (Companhia Independente de Trânsito), o plantão está dentro da normalidade, já que as pessoas evitam transitar na intensa chuva.

Conforme o site Climatempo, essa mudança repentina no tempo deve-se a uma forte área de instabilidade associada ao fluxo de ar quente e úmido proveniente da Amazônia e ao deslocamento de um sistema de baixa pressão pelo norte da Argentina, que ganhou força entre o oeste da Região Sul do Brasil e o estado de Mato Grosso do Sul nesta noite de segunda-feira (15).

Os meteorologistas indicam que é possível visualizar por meio de imagens de satélite uma extensa faixa de nuvens carregadas, de grande desenvolvimento vertical, concentrada entre o Rio Grande do Sul, o Paraguai e Mato Grosso do Sul.

O deslocamento deste sistema já provocou um temporal na região de Santiago, no oeste gaúcho, com cerca de 42 mm de chuva acumulada em apenas 3 horas. Além da chuva forte, este sistema meteorológico está provocando uma grande quantidade de raios nestas localidades.

Ao longo da noite e da próxima madrugada as condições seguem propícias à ocorrência de tempo severo entre o Rio Grande do Sul, o interior de Santa Catarina, o oeste do Paraná e o oeste de Mato Grosso do Sul, o que pode resultar em rastros de destruição.