Quatro cidades de Pernambuco decretaram situação de emergência até esta quarta-feira (4), em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.
Decretaram situação de emergência as cidades de Água Preta, Catende, Jaboatão dos Guararapes e Primavera. Duas pessoas morreram, uma em Camaragibe, e outra em Jaqueira.

De acordo com boletim da Defesa Civil Estadual, pelo menos 35 cidades foram afetadas pelos temporais. O número de famílias desabrigadas (que foram levadas para abrigos) é de 847. Além disso, há também 3.620 famílias desalojadas (encaminhadas para casas de parentes ou amigos).

Até esta quarta, a chuva causou um óbito. Uma jovem de 21 anos morreu em Camaragibe (PE) na madrugada de segunda-feira (2) depois que uma queda de barreira causou o desabamento do quarto em que dormia.

No Recife, de acordo com a Defesa Civil estadual, três famílias estão desalojadas. Na terça-feira (3), um imóvel desabou parcialmente e foram registradas 30 quedas de barreira. Ninguém ficou ferido.

Temporais também causam prejuízos em outros estados do Nordeste, desde o início desta semana. Em Alagoas, onde dez cidades registraram problemas, quase 4 mil pessoas estão desalojadas e mais de 700, desabrigadas. No Rio Grande do Norte, a cidade de Ipanguaçu está em situação de emergência em razão da inundação dos rios Açu e Pataxó, que deixou quatro bairros totalmente debaixo d’água.