Quente e seco. Assim começou mais um dia do mês da primavera. Mas a chegada da estação que irá colorir novamente a paisagem sul-mato-grossense deve trazer as primeiras chuvas a algumas regiões do Estado, que enfrenta um rigoroso período de estiagem.

Segundo dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec), nesta quinta-feira há possibilidade de chuva fraca (menos de 5mm) na região oeste e sudoeste do Estado. A umidade relativa do ar desta região deve melhorar significativamente, elevando-se para 45-50%.

As chuvas são resultados de ventos (nos baixos níveis da atmosfera) que vêm do oceano, que trazem umidade e formam algumas nuvens, entretanto, o bloqueio da massa de ar seco predomina.

Demais regiões, sol com temperaturas elevadas e umidade relativa permanece baixa, 20-35%. Em Campo Grande, muito calor com máxima de 35 graus. Umidade relativa do ar não ultrapassa os 25%.

A sexta-feira (3) será sem chuvas. Temperaturas superiores a 32 graus aliadas à baixa umidade relativa do ar em todas as regiões do Estado causam sensação de abafamento. Apenas na região sudoeste do Estado a umidade poderá ficar acima dos 30%. Demais regiões em torno de 20%. Na Capital, as temperaturas seguem altas, com máxima de 35 graus e umidade em 20%.

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu um comunicado nesta quinta-feira (2) em que recomenda atenção especial aos moradores de rua das regiões oeste e sul do Estado, devido às condições meteorológicas favoráveis ao declínio da temperatura.