Pular para o conteúdo
Conteúdo de Marca

Clínicas de Recuperação oferecem esperança para dependentes químicos

Alcoolismo tem aumentado no Brasil, o que torna o trabalho de clínicas ainda mais importante para recuperar pacientes
foto: reprodução

Cerca de 3,3 milhões de pessoas perdem a vida anualmente devido ao alcoolismo, segundo alerta a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o número de dependentes químicos também está aumentando, assim como as internações decorrentes do consumo excessivo, já que o álcool contribui para 5,5% do total de mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

A prevenção ao problema com a conscientização da população é um dos caminhos mais importantes para diminuir esses números, mas aqueles que já estão enfrentando a dependência também precisam de ajuda. O primeiro passo contra o vício é um grande desafio, explica Luiz Gustavo Teixeira das Neves, Assistente Psicossocial da Clínica de Recuperação Recanto Green Life.

Localizada em São Paulo, a clínica é uma porta para o recomeço: o espaço prioriza o ambiente seguro e terapêutico para a recuperação física e mental dos pacientes. O objetivo é possibilitar que eles sejam reintegrados na sociedade de maneira saudável.

foto: reprodução

“Quando as pessoas chegam ao desespero de ver um familiar sendo destruído devido ao consumo de álcool e droga, elas se perguntam o que fazer. Nós atendemos com empatia para identificar e compreender a necessidade do acolhido e da família”, salienta Luiz Gustavo.

Além de profissionais preparados para orientar e tratar os pacientes de substâncias psicoativas, alcoolismo e com problemas de saúde mental, a clínica foca em quatro pilares principais: apoio psiquiátrico, fortalecimento espiritual, apoio terapêutico e restabelecimento físico. No local, há desde médico geral até psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e outros. “É fundamental uma equipe multidisciplinar para esse tipo de paciente”, ressalta o Assistente Psicossocial.

Entre os pontos que Luiz Gustavo destaca como um tabu quando a família já não encontra mais saída para salvar o ente querido, está a necessidade de internação involuntária. Segundo ele, ainda existe muito preconceito com esse tipo de procedimento, que é de extrema importância em muitos casos, desde que seja conduzido por profissionais acolhedores, experientes e responsáveis.

foto: reprodução

O trabalho de clínicas como o Recanto Green Life tem feito a diferença tanto para quem admite que precisa de ajuda quanto para as famílias. Por isso, a clínica leva essa missão até mesmo em seu lema: “É preciso abdicar do seu próprio eu para cuidar do outro”.

No site da clínica (https://recantogreenlife.com.br) é possível entender os tipos de tratamentos disponíveis e esclarecer dúvidas. No Instagram @recantogreenlife a equipe compartilha informações e outros canais de contato.

Este post é de responsabilidade de ANDRÉ LUIS e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Campo Grande registra inverno com frio abaixo da média

CPMI convida ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

Cinco bairros de Sidrolândia receberão obras de asfalto, drenagem e sinalização viária. (PMS, Divulgação)

Sidrolândia licita obras de asfalto e drenagem em cinco bairros

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Jovem que morreu afogado no rio Verde era natural da Bahia e trabalhava em empresa florestal de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Família procura por jovem desaparecido no sábado em Campo Grande

Leonardo Henrique da Silva Torres foi visto pela última vez na madrugada de sexta-feira para sábado, em um bar na região central

Brasil

BNDES lança Floresta Viva 2, que prevê R$ 100 mi para restauração e preservação de biomas

O programa terá aporte inicial de R$ 100 milhões não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES

Mundo

Vamos estabelecer em Washington DC pena de morte para assassinos, diz Trump

Trump afirmou que outras cidades poderão escolher entre adotar ou não a mesma medida

Brasil

Anvisa publica novas regras para manipulação de canetas emagrecedoras

Canetas contém medicamentos injetáveis à base de agonistas do GLP-1, como os que compõem o Ozempic, o Saxenda e o Mounjaro.