Pular para o conteúdo
Wilson Aquino

Como vencer em 2020

Artigo do professor Wilson Aquino, sua opinião sobre o ano que se inicia. As batalhas e mudanças que desejamos, a coragem necessária para a transformação.
Arquivo -
Como vencer em 2020
Foto:

Ano novo, vida nova! o velho adágio popular está de volta, ganhando vida com a esperança de materialização em mentes e corações de milhares de milhares de pessoas de todas as classes sociais e econômicas; de todos os níveis intelectuais; em todos os lugares do Brasil e do mundo, nesta etapa de mais um ano que se finda.

Muito embora ele se justifique junto a pessoas que estão atravessando situações muito profundas, exigindo  sim novos rumos na vida, muitos, no entanto não precisam de mudanças radicais. Necessitam de soluções pontuais, específicas.

Um homem ou uma mulher, por exemplo, que vem se arrastando num namoro, num noivado ou mesmo num casamento infrutífero, sem obter os devidos entendimentos com a outra parte para evoluir, precisa sim pensar, ponderar, refletir e buscar uma solução definitiva. Sem enrolação. Caso contrário, que cada um busque encontrar seu próprio caminho.

Para os casados, no entanto, essa alternativa provavelmente não seria a ideal, pois certamente já deveriam ter passado por impasse semelhante antes de assumirem a responsabilidade como casal, de formar uma família. Então, teriam por obrigação buscar a fundo os meios para que essa união frutifique e se fortaleça, superando todo e qualquer  obstáculo que certamente sempre surgirão em suas vidas conjugais.

Com noivos e namorados é diferente. Se não encontrarem os meios necessários para superarem divergências e se fortalecerem como casal, devem ponderar com sabedoria e usar do bom senso  e se libertarem desse compromisso que não evolui e galgarem novos voos. Amanhã quem sabe, poderão sim encontrar o par perfeito que irá acompanha-los passo a passo, como um só ser, durante a longa jornada da vida.

O mesmo princípio serve também como solução para outros problemas e dificuldades conjugais, profissionais, pessoais… pois a vida é bela demais para ser desperdiçada com relacionamentos e situações que não levam a lugar algum.

Muitas vezes também temos que ser sábios e fortes para  renunciar a algumas coisas boas em prol de outras muito melhores ou excelentes.

Tudo o que não nos serve; que não nos engrandece; que limita nosso desenvolvimento ou que não reconhece e não estimula nosso valor, precisam ser deixados para trás, esquecidos. É necessário seguir em frente  procurando nos tornar cada vez melhores. Para isso, precisamos nos esforçar e buscar com sabedoria e sobretudo com perseverança, tudo aquilo que for necessário para alcançarmos esse crescimento.

Muitos querem, por exemplo, ganhar altos salários para poder desfrutar e oferecer melhores condições de vida à família. No entanto, pouco ou nada fazem  para aumentar as aptidões para isso, como estudar, fazer uma ou mais faculdade, especializações, cursos e inúmeras outras oportunidades que existem para esse fim. Desconhecem que todo esforço tem sua compensação.

Muitos sabem também que as bênçãos de Deus estão intimamente ligadas ao sucesso do homem em todos os sentidos, inclusive como profissional. No entanto não buscam Sua ajuda. Felizes aqueles que O buscam não só num período como este de virada de um novo ano, mas também durante  os 12 meses do ano. São abençoados sempre, com grandes e pequenos milagres todos os dias.

A incredulidade do homem e sua inércia diante de Deus nos faz sentir o desejo de berrar, de gritar bem alto para que todos ouçam, em todos os lugares, públicos e privados, que o Senhor é O Caminho para uma vida muito melhor do que qualquer um poderia alcançar com as próprias forças ou com as forças de qualquer outro “deus”.

Meu grito então é esse, para que todos, absolutamente todos, se voltem para o Deus único e verdadeiro e ouçam a Sua Palavra, Seus ensinamentos e mandamentos contidos nas Escrituras Sagradas e assim, possamos viver muito melhor, alcançando tudo aquilo que buscamos e que for bom e de boa fama para nós, nossos familiares e às pessoas à nossa volta.

Não devemos ignorar a verdade fundamental de quem somos e por que estamos aqui. As Escrituras Sagradas também nos ensinam que esta vida é o tempo para nos prepararmos para o encontro com Deus. Tempo que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, pois não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual. Somos sim seres espirituais passando por uma experiência humana.

Então, que venha 2020, pois Deus é mesmo incrível e pode sim nos ajudar em tudo na vida. Basta que O busquemos com fé e alegria. Dessa forma, não tenha dúvida, o novo ano certamente será grande e abençoado, especialmente àqueles que desfrutarem da Sua companhia.

 

*Jornalista e Professor

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com salário de R$ 7,5 mil, Bracell e MS Florestal abrem inscrições para Programa Trainee

Dono de conveniência é preso após ‘batida’ da polícia no Centro de Campo Grande

Reino Unido impõe 90 novas sanções à Rússia e mira empresas da China e Índia

Deputado Paulo Duarte pede respeito e esbraveja ao dizer que não tem político de estimação

Notícias mais lidas agora

Menino que morreu em incêndio de casa teve 80% do corpo queimado após irmão acender vela no quarto

yeltsin volei

‘Achei fantástico’, diz Yeltsin sobre Campo Grande sediar as finais da Supercopa de Vôlei

energisa

Leiturista ganhava até R$ 8 mil por mês para fraudar contas de energia em Campo Grande

Concentração de CO² atingiu níveis recordes em 2024, alerta ONU

Últimas Notícias

Política

Deputadas pedem por Procuradoria da Mulher em MS

Há projeto de lei protocolado na Alems para criação da Procuradoria, mas ainda não foi colocado em pauta para votação

Famosos

Felipe Selau: quem era o ex-ator da Globo que foi encontrado morto em SP

Felipe Selau foi encontrado sem vida no próprio apartamento em São Paulo

Cotidiano

Dourados mobiliza forças de segurança para regulamentação do uso de cicloelétricos

Discussão é encabeçada pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito

Transparência

Governo federal inclui 24 projetos de Mato Grosso do Sul no Novo PAC; veja lista

Três propostas não foram aceitas