Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1895 – Encontrado tesouro enterrado entre Campo Grande e Nioaque

Duas arcas continham uma grande fortuna em ouro
Opinião -
FOTO: Imagem meramente ilustrativa

Sob o título Achado Valioso, o jornal O Mato Grosso, de , de 27 de agosto de 1897, reproduzindo publicação da Gazeta de Notícias (RJ, 1 de junho de 1893) dá notícia da descoberta de duas arcas contendo uma grande fortuna em ouro, inclusive ouro em pó:

“De pela estrada que conduz de Campo Grande a , distante sete léguas do primeiro povoado, o cidadão José Carvalho de Azevedo encontrou uma pedra lavrada por três faces e fincada, notando que aquela pedra só podia ter ali ido parar conduzida por alguém e que devia assinalar alguma coisa, resolveu aí ficar e cavar o lugar, e de fato, depois de uma cova de mais de oito palmos, encontrou um e depois outro caixão contendo valores em ouro, bem como ouro em pó. Por esta estrada passou a força para o , havendo aí um grande fogo.

Se alguém se julgar com direito ao achado e dando os sinais certos se lhe indicará, dirigindo-se ao capitão José Carvalho de Azevedo – cidade de Rio Verde, Estado de Goiás”.

FONTE: Jornal O Matto-Grosso (Cuiabá), 27 de agosto de 1895.

NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CCJR dá parecer favorável ao projeto de lei sobre o programa Recupera-MS

informática

Prefeitura de Paraíso das Águas quer gastar até R$ 1,1 milhão com itens de informática

Entre veranico e frio, preços de hortaliças e frutas sofrem oscilação em MS

Professor equatoriano espalhou hortas em Dourados e ‘lições de amor pelo próximo’  

Notícias mais lidas agora

Veículo foi rebocado após defeito (Fala Povo Midiamax)

Nova ação pede para Consórcio Guaicurus tirar ônibus velhos de Campo Grande

Acusado de desvio de R$ 11 milhões diz que MPMS baseou-se em conversas de WhatsApp

filhote de onça devora anta

VÍDEO: Guloso, filhote de onça devora anta maior que ele em fazenda de Mato Grosso do Sul

Festival Internacional da Carne: a maior celebração do churrasco e da carne sul-mato-grossense

Últimas Notícias

Política

Deputado pede vistas a projeto de lei que altera regras para micro e pequenas empresas

Proposta seria votada hoje pelos parlamentares em primeira discussão

Cotidiano

Mutirão de saúde: sábado tem mais uma edição de atendimentos gratuitos no Tijuca

Para ter acesso aos atendimentos, basta levar documento oficial com foto e cartão do SUS

Pimenta

‘As águas vão rolar’: medo de surpresas para eleições de 2026 muda ritmo eleitoral em MS

Alianças improváveis, candidaturas inesperadas e até destruição de favoritismos: o que esperar para eleições de 2026 em MS?

MidiaMAIS

Renovada, Morada dos Baís reabre e promete programação intensa em Campo Grande

O que vem por aí na Morada dos Baís? Com a retomada das atividades, a Prefeitura estuda atrações diversificadas para movimentar o prédio