Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1886 – Bispo deixa Campo Grande de volta a Cuiabá

Dom Carlos Luis D’Amour foi a mais alta autoridade da igreja a visitar Campo Grande
Opinião -

Dom Carlos Luis D’Amour, a mais alta autoridade da igreja a visitar o povoado de , após cinco dias na vila, retorna a , em 4 de outubro de 1886. O registro é do escriba da comitiva episcopal, cônego Benedito Severino da Luz:

À última hora, à hora da partida que foi as 7 da manhã, ainda fiz um casamento e três batizados na residência episcopal. Depois S. Exa. Rvma. dirigiu-se à igreja para fazer oração e seguir sendo muitas e muitas vezes interrompido nesse trajeto pela piedosa ansiedade popular. Foi grande a demora que teve o Prelado no templo em conseqüência do embaraço em que se via com o povo, que se atropelava para manifestar mais uma vez a S. Exa. Rvma. os seus sentimentos de amor filial e beijar-lhe a mão pela última vez na despedida. Nessa ocasião foi lida essa mensagem:

‘Exmo. e Rvmo. Sr. – Cabe-me como representante do povo campograndense dirigir a V. Exa. as minhas sinceras e cordiais felicitações por ter V. Exa. empreendido uma tão longa e penosa viagem, a fim de derramar sobre nós a vossa salutar bênção.
‘Sim, Exmo. Sr., os povos privados de recursos espirituais, como sempre acontece com este, sentem e experimentam uma satisfação enorme por poder gozar dos benéficos resultados que nos dá a nossa religião pregada tão sabiamente por V. Exa., verdadeiro ministro de Cristo nesta província.
‘Pobres como somos e imensamente distantes dos centros populares onde há instrução e recursos de toda natureza para se obsequiar a um tão ilustre Pastor como V. Exa., pedimos do íntimo da alma desculpa de nossas faltas, tanto que muito desejaríamos fazer de V. Exa., que acaba de conquistar a veneração e o respeito de um povo que fica verdadeiramente cativo e agradecido de tantas provas de bondade que soube angariar de todos nós.
Ide pois, Exmo. Sr., e ficareis certo que nós oraremos por vós todos os dias. – José Antônio Pereira’.

À saída da igreja o povo estendeu-se prostado de joelhos em duas alas e recebeu a bênção. Foi tocante, enternecedor e sublime este espetáculo de fervor e humildade das ovelhas e da paciência e mais que humana bondade do Pastor. Bem poucos puderam suster as lágrimas.

Eram 7,00 horas e três quartos quando o Exmo. Sr. bispo pôs-se em caminho, acompanhado e rodeado de um espantoso concurso de cavalheiros, que só o deixaram dali a duas léguas.

FONTE: Luis-Philippe Pereira Leite, Bispo do Império, edição do autor, sd, página 186.

UMA HISTÓRIA DA DIVISÃO! O que vc precisa saber sobre a criação do Estado, está no livro “História da Fundação de ”, do jornalista Sérgio Cruz. Das primeiras cogitações, no século XIX à sanção da lei complementar 31/77, pelo presidente Ernesto Geisel. Se é isso que vc quer saber não deixe de ler. CLIQUE AQUI e compre seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo derrota San Lorenzo em sua estreia na Libertadores Feminina

Tecnologia em nuvem impulsiona negócios no Centro-Oeste com VPS especializados

106 quilos de drogas e munições são apreendidas na BR-267

Mundial de atletismo: Brasil mantém liderança do quadro de medalhas

Notícias mais lidas agora

Vítima do metanol? Jovem de 21 anos morre após beber destilado em Campo Grande

STJ manda soltar prefeito afastado de Terenos

Empresário de 42 anos é encontrado morto dentro de carro na zona rural de Campo Grande

R$ 549 mil de terceirizada é bloqueado para pagar funcionários da limpeza do TJMS

Últimas Notícias

Polícia

Ladrão furta a mesma casa 3 vezes em Dourados em um mês e leva até garrafas vazias

A vítima relatou à polícia que, nas ocasiões anteriores, foram levadas fiações elétricas e uma cadeira

Trânsito

Homem foge correndo e abandona Renegade no meio da rua após acidente

Bateu contra o meio fio e fugiu correndo

Esportes

Série B de MS tem jogos na Capital e Costa Rica neste final de semana

Partidas no Laertão e Jacques da Luz

Esportes

Confira as vias que serão interditadas neste final de semana

Intervenções serão necessárias para a realização de eventos e operações técnicas