Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1874 – Imagem da santa padroeira volta à Coimbra

Imagem foi levada para Cuiabá por ocasião da ocupação paraguaia
Opinião -

A imagem de N.S. do Carmo, retirada da capelinha do forte, por ocasião da ocupação paraguaia, em dezembro de 1864, e levada para pela mulher do comandante das forças brasileiras, coronel Portocarrero, é devolvida à origem, em 27 de junho de 1874:

A trasladação efetua-se com imponência sem igual, sendo a imagem acompanhada desde a praça da Sé à rampa do porto geral, ao longo da rua 13 de Junho, trapizada de folhagens pela população inteira de Cuiabá. As varas de pálio, sob cujo docel ia o venerando bispo d. José Antônio dos Reis conduzindo a imagem, foram sustentadas durante o trajeto por veteranos da guerra. Escolhidos entre os que tomaram parte na defesa de Coimbra.
Logo depois do pálio viam-se em grande uniforme o general José de da Silva Reis, presidente e comandante das armas da província; o almirante barão de Melgaço, autoridades e comandantes militares. Seguia-se a tropa em pelotões; grupos de colegiais, famílias e crescida multidão fechavam o préstito

“O Liberal”, jornal de Cuiabá, de 3 de julho de 1874, publicou a despedida da santa, com detalhes:

FESTIVIDADE RELIGIOSA – No dia 27 do corrente foi conduzida por S. Exa. Rvems. para bordo do vapor LEOCADIA, afim de ser levada para o Forte Coimbra, a imagem de N. S. do Carmo, padroeira daquele forte.

Há 10 anos sua excelência reverendíssima foi receber no Porto com o coração livre de dor e banhado de lágrimas acompanhado por uma multidão que curtiu em silêncio os desastres da província. A virgem do Carmo foi tirada e conduzida de Coimbra para esta cidade quando o forte teve de render-se ao inimigo após 2 dias de heróico combate.

Reconstruída hoje aquela praça de guerra pelo  major Francisco Nunes da Cunha, pediu este a transladação da padroeira para a sua Capela. A procissão do dia 27 foi a mais solene e concorrida que temos visto, quando séquito em mais de 4000 pessoas em todas as classes desde os primeiros funcionários sua excelência reverendíssima conduzia a imagem debaixo do pálio carregado por 6 cidadãos dos que assistiram ao combate de Coimbra, os quais traziam pendentes as respectivas medalhas.

A meio caminho para o Porto teve lugar o encontro da procissão de São Gonçalo, no segundo distrito e seguiram ambas até o porto de embarque. S. Ex. reverendíssima embarcou-se então em um escaler, convenientemente preparado, acompanhado pelo senhor general Miranda Reis e dirigindo-se para a bordo do vapor LEOCADIA, onde estava preparado um decente altar, algumas senhoras e cavalheiros acompanharam até ali a padroeira de Coimbra. O vapor estava embandeirado em arco e o seu digno comandante, o senhor Boaventura da Mota, recebeu os seus ilustres hópedes da maneira mais obsequiosa.

Para tornar mais bela e importante a procissão, o digno diretor do de guerra, o senhor capitão Cunha Barbosa, fez construir dois lindos arcos, formando uma formosa alameda. Os cacs da e os lugares próximos, estiveram apinhados de povo até quase desaparecer o vapor com guarda honra de honra e salva de artilharia.
FONTE: Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, 2a. edição, Governo do Estado, Cuiabá, 1973, página 332.

LIVRO GRÁTIS

HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE , de Sergio Cruz.

Promoção cultural do MIDIAMAX, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito.Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal mata homem a facadas por suposta briga de facção no Nova Campo Grande

VÍDEO: De norte a sul de Campo Grande, incêndios mobilizam bombeiros e incomoda moradores

Ao tentar ultrapassagem motorista bate caminhonete em carreta na MS-276

briga

Após crise de ciúmes de Wanessa com Luan Pereira, Dado Dolabella declara: ‘somos ex’

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Cotidiano

Com recorde de inscrições, prefeitura espera receber 30 mil pessoas em Desfile Cívico-Militar

Confira também quais ruas devem ser interditadas a partir desta segunda-feira (25), para realização do evento

Polícia

Homem envolvido em homicídio no Nova Campo Grande é preso; mulher segue foragida 

Crime ocorreu na tarde deste sábado (23)

Polícia

‘Estava na hora errada e com a pessoa errada’, diz irmã de baleado em atentado

O crime aconteceu nesta manhã na região do São Conrado; jovem diz que alvo dos atiradores seria outra pessoa

Cotidiano

Com romaria, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora abre festividades dos 100 anos

Caminha acontece na tarde deste sábado (23), em Campo Grande