Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1862 – Albuquerque vira Corumbá, oficialmente

Há muito tempo a população havia deixado o Albuquerque de lado, mantido apenas formalmente
Opinião -
FOTO: reprodução de planta da cidade de Corumbá, em 1875, de João Severiano da Fonseca, do Livro História de Corumbá, de Lécio G. de Souza.

Decreto n. 8, de 9 de julho de 1862, do presidente Herculano Ferreira Pena, eleva à categoria de município a povoação de Albuquerque, mudando-lhe a denominação para  oficial e definitivamente, nos seguintes termos:

  • “Art. 1° – Fica elevada à categoria de vila a povoação de Corumbá com a denominação de – Vila de Corumbá – e pertencerá como até aqui à 3a. comarca.
  • Art. 2° – É criada para a mesma vila uma freguesia com a invocação de Santa Cruz, a qual se denomina-rá – Freguesia de Santa Cruz da Vila de Corumbá – com os seus limites, por uma desmembração razoável da freguesia de Albuquerque serão marcados pelo presidente da província.
  • Art. 3° – A nova vila funcionará depois que os seus habitantes derem pronta, à sua custa, a casa para as sessões da Câmara e do juri e o seu município compreenderá a sua mesma freguesia e a de Albuquerque”.¹

Há muito tempo a população havia deixado o Albuquerque de lado, mantido apenas formalmente, por resistência dos governadores, que insistiam em manter para o povoado o sobrenome de seu fundador. Augusto Leverger, com o peso de seu prestígio, foi o maior defensor desse ponto de vista, chegando a proibir o uso de Corumbá nas correspondências oficiais, quando era ele o presidente da província.

Corumbá, segundo alguns autores, deriva-se o nome do étno indígena “Curupah”, “curu” significando “rugoso”, “empolado”, palavra com a qual os aborígenas designavam a aroeira, em virtude do aspecto de sua córtex, e “pah”, abundância, Curupá viria a se transformar em Corumbá, nome pela qual eram conhecidas as serras que se estiram pela margem direita do .
Querem outros que Corumbá significa ‘banco de cascalho, por causa das margens calcárias do rio no trecho em que atravessa a cidade. “Corumbaíba” seria banco de cascalho ruim.

No ‘Novo Dicionário Aurélio’, o autor registra o verbete como sinônimo de “lugar esquecido, desprezado ou distante”, o que bastante se coaduna com a situação da localidade naquela difícil fase de sua existência.

Aventam uns poucos a hipótese de haver o vocábulo se originado por apócope, de ‘corumbatá’, peixe sobremodo abundante nos rios de Mato Grosso.²

FONTE: ¹Coleção das leis provinciais de Mato Grosso, 1862, ²Lécio G. de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd., páginas 50 e 54.

NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal mata homem a facadas por suposta briga de facção no Nova Campo Grande

VÍDEO: De norte a sul de Campo Grande, incêndios mobilizam bombeiros e incomoda moradores

Ao tentar ultrapassagem motorista bate caminhonete em carreta na MS-276

briga

Após crise de ciúmes de Wanessa com Luan Pereira, Dado Dolabella declara: ‘somos ex’

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

Dupla invade casa e tenta executar homem em Ribas do Rio Pardo

Últimas Notícias

Cotidiano

Com recorde de inscrições, prefeitura espera receber 30 mil pessoas em Desfile Cívico-Militar

Confira também quais ruas devem ser interditadas a partir desta segunda-feira (25), para realização do evento

Polícia

Homem envolvido em homicídio no Nova Campo Grande é preso; mulher segue foragida 

Crime ocorreu na tarde deste sábado (23)

Polícia

‘Estava na hora errada e com a pessoa errada’, diz irmã de baleado em atentado

O crime aconteceu nesta manhã na região do São Conrado; jovem diz que alvo dos atiradores seria outra pessoa

Cotidiano

Com romaria, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora abre festividades dos 100 anos

Caminha acontece na tarde deste sábado (23), em Campo Grande