Pular para o conteúdo
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

A PF perdeu um dos ícones, o delegado Mauro Sposito

Querido na corporação, o decano deixa legado de trabalho pela defesa da selva amazônica
Opinião -

Sem míssil!

Calma, leitor, calma. Não haverá (por ora) míssil do espaço caindo em favelas do Brasil contra traficantes. A pressão dos Estados Unidos para que o Brasil classifique as facções PCC e CV como organizações terroristas não implica em tornar favelas vulneráveis a ataques cirúrgicos – como os americanos fazem com grupos terroristas na África e Oriente. Essa classificação tem mais poder pois, legalmente, permitirá que os EUA apliquem sanções contra seus integrantes e sócios, asfixiando financeiramente as organizações mapeadas por suas polícias. Trata-se de medida muito mais eficaz que um ataque militar. O Itamaraty trabalha contra essa classificação na ONU e, ao negar, o Governo Brasil mantém essas organizações à margem de sanções e livres para lavar dinheiro do Hezbollah e Hamas, como já se comprovou. Além disso, PCC e CV mantêm relações com as FARC da Colômbia, que nunca se desmobilizou de fato. 

Trancadas 

Por protocolo de emergência, as Embaixadas de Israel e do Irã estão fechadas em . Ventilaram as más línguas que a decisão dos israelenses na capital seria porque o presidente Lula da Silva é considerado persona non grata por Israel. Mas é só padrão. Em todos os países as embaixadas das duas nações estão trancadas e com segurança reforçada.

“Bomba” no céu

A PF perdeu um dos ícones, o delegado Mauro Sposito, “Mauro Bomba”, falecido no domingo (15). Querido na corporação, o decano deixa legado de trabalho pela defesa da selva amazônica, entre tantas outras frentes. Com humor peculiar e profissionalismo, chamava os colegas de Amorzinho, sem nunca perder o viés altivo do combate ao narcotráfico. O “Bomba’ explodiu centenas de balsas e pistas clandestinas de pouso.

Valeu o passeio

Como esperado, a reunião dos Parlamentares dos países dos BRICS em Brasília serviu apenas para a dispensa de ponto de senadores e deputados, e mais 90% dos servidores. De concreto, o encontro não produziu nada. Ficou acertado, apenas, que os poucos deputados da Índia, Rússia, China e África do Sul que vieram à Brasília, terão prioridade para ir à Índia em 2026.

Luz nas contas

O deputado André Fernandes (PL-CE) requereu ao Tribunal de Contas da União realização de auditoria sobre os gastos públicos, atos administrativos e contratações relacionados à viagem oficial do presidente Lula da Silva e comitiva à França, nos dias 4 e 5 de junho. O TCU vai investigar também a contratação de show de uma cantora brasileira para apresentação na cidade luz. 

Duas na fila

O Senado recebeu as mensagens do indicando Claudia Fonseca para a Embaixada da Hungria, o país de Viktor Orban; e Maria Luísa Escorel, para a Suíça, cumulativamente com Liechtenstein. Os senadores e Mara Gabrilli serão os relatores. Não há datas para as sabatinas das diplomatas. 

ESPLANADEIRA

#Parceria da Techfin Paag e Banco BS2 para prevenção à nas bets já analisou mais de 89 milhões de transações. #Instituto Ronald McDonald apoiará 75 projetos de 48 instituições de oncologia pediátrica. #Mobiis anuncia mais de 100 novos clientes ativos. #Projeto Bem Viver inaugura viveiro florestal e horto medicinal no Paraná. #Fevest Experience 2025 acontece de 24 a 26/6, em Nova Friburgo (RJ). #Tatiane Mendes lança livro “O pequeno cineasta”, dia 26/6, no espaço Bistrô da Multifoco, na Lapa (RJ).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

Caso Emanuelly reacende debate e divide opiniões sobre redução da maioridade penal 

rose

Para Rose, saída do União Progressista da base do PT é ‘natural’ com projeto presidencial

Coxim marca 39ºC e fica entre as cidades mais quentes e com menor umidade do país

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

senadores de ms

Senado aprova redução de inelegibilidade; confira como votou a bancada de MS

Últimas Notícias

Polícia

“Preciso de táxi”: mulher liga para PM, denuncia agressões e é resgatada em Maracaju

O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (2), em uma fazenda na área rural da cidade

Cotidiano

Anvisa proíbe medidores de glicose sem eficácia comprovada

Anel promete medir glicose sem a necessidade de retirar sangue

Polícia

Açougue é interditado e dono autuado por vender produtos sem selo e impróprios para consumo em Terenos

A batida no estabelecimento aconteceu no final da manhã desta terça-feira (2)

Cotidiano

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Segundo o Inpe, bioma registra apenas 0,4% dos focos de incêndio em todo o território nacional