Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

E o Uruguai foi nosso…

Aristóteles Drummond
Opinião -

Pena que o conhecimento da história tenha sido relegado a um segundo plano e muitos de nossos políticos desconheçam a própria história do Brasil. Como parece ser o caso dos que defendem uma posição intransigente na Ucrânia na questão da invasão de que foi e está sendo vítima.

Não é preciso ir muito longe para se perceber que o projeto acordado, em princípio, na reunião do Alasca entre Trump e Putin atende ao interesse de todos em encerrar esta guerra, que custa vidas, recursos financeiros e a tranquilidade da Europa e do mundo. No Brasil, temos caso análogo.

D. João VI começou um processo de ocupação da então Banda Oriental (correspondente ao atual Uruguai) e, em 1821, a incorporou ao Brasil criando a Província Cisplatina, dando o que achava ser uma garantia à segurança nacional ao sul. Ocorre que as províncias hispânicas da região do Rio da Prata, hoje Argentina, não aceitaram e surgiu o episódio conhecido como Guerra da Cisplatina, que custou esforços e vidas aos dois lados e apontava como motivo de discórdia que não permitiria o entendimento entre os dois países vizinhos. Depois de quase três anos de lutas, a Inglaterra e a França, mas principalmente o Reino Unido, resolveram intervir e daí surgiu a solução da criação de um país independente que veio a ser o Uruguai. A solução que envolveu o reconhecimento do Uruguai salvou o Brasil da evidência da derrota militar. Como a Argentina também abriu mão de suas pretensões, aquele território ficou como que um recuo de ambos os países.

Foi a melhor solução, talvez a base das boas relações na região e da união que formou a tríplice aliança em 1865, para conter o expansionismo paraguaio. Naquele território, a maioria da população era de fala espanhola e nunca teriam se conformado com a anexação. Foi uma vitória do bom senso.

Logo, os dirigentes da Ucrânia e seus aliados só têm a ganhar com o fim da guerra, que poderia durar anos e anos, com prejuízos para todos os envolvidos.

O mundo precisa virar esta página, a Rússia fica com territórios que já eram de maioria russa e a Ucrânia pode retornar a seu desenvolvimento econômico e social por ser um território rico. E a Europa respirar.

Continuar o conflito vai custar caríssimo a todos!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

câmara projetos salário

Câmara aprova projetos sobre empreendedorismo e sustentabilidade para jovens

Últimas Notícias

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri

Conteúdo de Marca

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

O comércio eletrônico tornou-se um dos pilares do mercado moderno, proporcionando aos consumidores acesso a uma infinidade de produtos e serviços com apenas alguns cliques. No entanto, essa transformação digital traz desafios que exigem dos consumidores uma atenção redobrada quanto aos seus direitos, para evitar problemas comuns nas compras online, como fraudes, atrasos na entrega … Continued

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados

Le Blog Maria Antonia

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

O carisma de Novak Djokovic voltou a brilhar fora das quadras. Durante uma enquete para as redes sociais do US Open, o atual número sete do ranking mundial brincou com a possibilidade de, no futuro, se tornar treinador do jovem brasileiro João Fonseca, considerado uma das maiores promessas do tênis. “Meu plano depois de me … Continued