Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

É tempo de conhecer o Brasil

Celso Sabino
Da Redação -

Chegar a 2027 com o recorde de 150 milhões de brasileiros viajando pelo país. Esta é uma das metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 apresentado no início do mês, na abertura da 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil. O documento, com objetivos e indicadores, serve como orientador das políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo para estimular o setor.

Com esse foco, temos lançado ações e programas de incentivo à realização de viagens no território nacional. Uma das novidades apresentadas é a 1ª edição do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, iniciativa inédita do Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, que oferecerá descontos e condições exclusivas para a compra de serviços turísticos durante a baixa temporada.

O Feirão busca impulsionar o turismo e fazer com que mais brasileiros viajem pelo país. Dessa forma, aqueles que desejam conhecer as belezas naturais e culturais do e do Pantanal, por exemplo, podem aproveitar a oportunidade de adquirir seu pacote, passagem, hospedagem ou passeio a preços mais atrativos.

A iniciativa será dividida em dois momentos: a realização de um evento presencial em 14 municípios brasileiros no próximo sábado, 24 de agosto, e uma versão online, para todos os estados, entre os dias 24 e 26.

Tenho a convicção de que a promoção do Feirão contribuirá com o objetivo do de fortalecer o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social sustentável do nosso país.

Os recordes que temos registrado ao longo deste ano evidenciam que percorremos o caminho certo. Estamos falando de 240 mil vagas de emprego criadas no turismo brasileiro desde o ano passado – ou 1 em cada 10 novos postos de trabalho no primeiro semestre deste ano – e de 3,5 milhões de estrangeiros que vieram ao país no período e movimentaram R$ 20,9 bilhões, o maior valor da história. Apesar dos bons números, temos consciência de que ainda estamos aquém de todo o nosso potencial, tanto no mercado doméstico como internacional.

Esses resultados são consequência de um conjunto de esforços do governo federal para aprimorar a nossa infraestrutura turística, aumentar a conectividade aérea no Brasil, com a ampliação de rotas, e reforçar a promoção do país no exterior, por meio da Embratur. Temos mostrado ao mundo que somos um país estável, que respeita a diversidade, com uma economia forte e uma democracia consolidada.

O horizonte é animador. Temos a confiança e o apoio do presidente Lula, um grande defensor da atividade turística, e estamos avançando em importantes indicadores, como os de segurança. E aqui destaco uma pesquisa da seguradora Berkshire Hathaway Travel Protection que colocou o Brasil como o destino de viajantes mais seguro da América Latina. Thomas Jefferson dizia que quanto mais trabalhava, mais sorte parecia ter. Esse parece ser o rumo do turismo brasileiro no momento.

Após investimentos e políticas públicas acertadas, chegou a hora da colheita.

Celso Sabino

Ministro do Turismo

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

Últimas Notícias

Polícia

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Alguns animais morreram no local

Polícia

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

A informação é a de que ela estaria sendo mantida por aproximadamente uma semana

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri