Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Educação caseira também é importante para formação de todos

O tema educação é dos mais relevantes no Brasil. Um dos motivos de nossos problemas sociais, como baixos salários, se deve também a falta de preparo de nossa mão de obra. Em alguns setores, como petróleo e gás, se percebem grande número de estrangeiros para dar conta dos projetos em execução. Distribuir a renda pede … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

O tema é dos mais relevantes no Brasil. Um dos motivos de nossos problemas sociais, como baixos salários, se deve também a falta de preparo de nossa mão de obra. Em alguns setores, como petróleo e gás, se percebem grande número de estrangeiros para dar conta dos projetos em execução. Distribuir a renda pede investimentos de capital, tecnologia e mão de obra qualificada. Por isso o sistema S deveria ser mais parcimonioso em gastar em outros projetos que não aqueles que inspiraram Getulio Vargas a criar instrumento ágil e desburocratizado de formar mão de obra.

Fica difícil pagar bem o trabalhador sem qualificação. Até a construção civil anda pedindo cada vez mais quem saiba usar das novas tecnologias. Lamentavelmente o sistema S corre o risco de extinção em função de direções que se perpetuam, não se renovam, acabam servindo a vaidades e mordomias. O Tribunal de Contas da União (TCU) poderia auditar em detalhe algumas contas, como as despesas com fretamento de aviões e passagens internacionais e até segurança para familias de dirigentes.. A sobrevivência do sistema é importante, mas em modelo compatível com os tempos que vivemos.

Mas o universo da educação é mais amplo. Chega aos lares, na formação de filhos, no bom relacionamento dos casais, no combate à violência doméstica e falta de respeito para com pais e professores. Ensinar hoje pode ser atividade de risco e com impunidade. Pelo lado dos professores, cresce o número daqueles que nem se apresentam com vestes inapropriadas. Bermuda e sandália de dedo não deveriam ser uniformes de professor nem de aluno. Assim , nesta batida em que faltam exemplos de postura correta , em nome de uma suposta liberdade, vamos nos igualando a povos incultos de outras partes do mundo.

       Nas últimas décadas, a partir de 1985, a falta de compostura chegou à vida pública. São notórios os exemplos de políticos que não respeitam os mandatos com posturas inadequadas, uso de palavreado chulo, confronto com os sentimentos nobres e tradicionais do nosso povo. A “ditadura das minorias”, o despertar de preconceitos, o “nós contra eles” incentivam a um clima tenso na sociedade.

É preciso baixar a bola, como se diz. Menos cobranças, mais cordialidade, respeito, postura no dia a dia de todos.

A vida e a política devem ser feitas com o coração e não com o fígado. Muito menos governar pelo retrovisor, demonizando o passado e não construindo o futuro. A índole fraterna e solidária de nossa gente, a integração de todos, como definido pelo genial Gilberto Freyre, deve ser respeitada e preservada.

Povo de mal com a vida, com ressentimentos, cobranças, patrulhamentos, preconceitos e imposições em temas privativos do íntimo de cada um não leva à paz, ao progresso.

Que o inspire as todos e tenhamos um ano menos agressivo, com mais tolerância e respeito aos direitos de todos.


Artigo de Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras supera pênalti perdido, é campeão brasileiro Sub-20 no aniversário e mantém hegemonia

Agricultor paraguaio morre atropelado e arrastado por caminhonete em MS

Filme sobre ciclo da erva-mate estreia nesta quarta em Ponta Porã

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Morador do interior, José foi internado com grave lesão no rosto e desapareceu após alta

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O uso de antidepressivos em adultos na idade reprodutiva cresceu 12,4% nos últimos dois anos

Linha direta Elon Musk, dono da Starlink, está muito interessado na região Amazônica. Aliás, seus satélites orbitam cada dia (e noite) mais sobre os Estados da Amazônia Legal. E o interesse é tanto que o próprio Musk telefonou para diretores da Sercomtel no 1° semestre para um approach. A operadora já vendeu as concessões do … Continued

Polícia

Procurado por disparar contra carro e deixar 2 feridos na saída de boate é preso em Campo Grande

Rapaz disse que fez os disparos por ser ameaçado na boate

Polícia

Ex-aluno de escola do MS é procurado na fronteira com o Paraguai por atos obscenos

O rapaz foi flagrado se masturbando em frente à escola, no horário de saída dos alunos

Polícia

Furto de fios acaba com vigilante ferido com golpes de punhal no Noroeste em Campo Grande 

Criminoso acabou preso pela PM