Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

César Cals, sempre lembrado como Estadista e Mestre da Energia

Participando décadas da vida nacional é possível se alinhar muitos nomes de brasileiros relevantes que acabam perdidos na poeira da história, nos novos debates, no mundo cada vez mais em busca de resultados imediatistas e relegam ao esquecimento os bons exemplos e boas lições do passado. O desconhecimento destas acabou custando caro à sociedade. Olhando … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

Participando décadas da vida nacional é possível se alinhar muitos nomes de brasileiros relevantes que acabam perdidos na poeira da história, nos novos debates, no mundo cada vez mais em busca de resultados imediatistas e relegam ao esquecimento os bons exemplos e boas lições do passado. O desconhecimento destas acabou custando caro à sociedade.

Olhando a área de energia no Brasil, fundamental para a ordem econômica e social, vamos lembrar dois momentos relevantes na construção de um setor energético, que, no caso da eletricidade, veio a dar ao Brasil competitividade e produtividades durante os anos oitenta e noventa. Éramos dependentes da geração térmica, com pouquíssimos aproveitamentos de algum porte. 

O primeiro impulso deve-se a visão de JK, que colocou a energia como prioridade em seu plano de metas, entregue a dois brasileiros notáveis, Lucas Lopes e Roberto Campos. Mas a ideia de Três Marias e Furnas foido próprio JK, assim como os aproveitamentos do São Francisco como Paulo Afonso. Quando governador de Minas, fundou a Cemig, com ajuda do cunhado Julio Soares, e gigantes em início de carreira, como Mario Behring e Camilo Pena.

A grande virada nacional deu-se foi no governo que buscou no Coronel Cesar Cals, de experiência positiva no governo do e na construção de Boa Esperança, nos governos JK e Jango, para o Ministério das Minas e Energia. Este estudioso militar, formado no IME e na Nacional de Engenharia, no Rio, foi o autor do primeiro plano de planejamento energético do Brasil, prestigiando os estudos da Eletrobras, da qual foi diretor, tocando com entusiasmo projetos polêmicos como Balbina, Tucuruí, projeto de Xingó e outros pelo país. Não conseguiu foi Cotingo, em Roraima, que Bolsonaro prometeu e não cumpriu. Tocou e deu prioridade às grandes linhas de transmissão do sistema Furnas.

Talvez tenha sido o primeiro homem público a enfrentar o corporativismo da Petrobras, alterando seu programa de investimentos e lançando a meta de triplicar a produção brasileira de óleo. Foi combatido, até ridicularizado, mas chegou lá. Montou uma equipe de jovens estudiosos, que teve em Márcio Nunes a revelação do dirigente no futuro de empresas do porte de Copasa, Furnas e Cerj, além de dirigir a Olade, organismo latino-americano para a energia.

Até então o Brasil nunca pensou ou falou de energia renovável. Foi César quem deu o pontapé na energia solar, inclusive aquecendo a piscina da casa do ministério com energia solar, a primeira de . Lançou a eólica, o uso de biocombustível e foi entusiasta do ProÁlcool a cargo no Ministério da Indústria e do Comércio, com Camilo Pena, mas que a distribuição e uso era da área de seu ministério. Aumentou a mistura do álcool à gasolina para 25%.

O programa nuclear teve sua digital, pois Angra I e empresas complexas como NCLEP, entre outras, contaram com o seu apoio.

O setor sempre teve bons executivos, mas César Calsfoi mais do que isso, foi planejador, idealizador e batalhador pelo que serviu de base para o que existe hoje. O atual setor peca por não ter um Cals para implantar pragmatismo, habilidade e jogo da verdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF deflagra 2ª fase de operação contra fraudes em precatórios no DF

pet

É pai de pet? Regra da guarda compartilhada para bichinhos deve virar lei

Homem é preso com fuzil e munições na Vila Nova em Três Lagoas

Sem qualidade, sem cliente: em 10 anos, ônibus perderam 27% dos passageiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Veículo foi rebocado após defeito (Fala Povo Midiamax)

Nova ação pede para Consórcio Guaicurus tirar ônibus velhos de Campo Grande

Acusado de desvio de R$ 11 milhões diz que MPMS baseou-se em conversas de WhatsApp

filhote de onça devora anta

VÍDEO: Guloso, filhote de onça devora anta maior que ele em fazenda de Mato Grosso do Sul

Homem recém-saído da prisão é flagrado ao tentar furtar calça jeans em loja de Dourados

Últimas Notícias

Famosos

Sem querer, Ana Castela derruba amigo na piscina e tem atitude curiosa: ‘Humildade’

Ana Castela deixou os fãs chocados com uma atitude após derrubar o influenciador Hiago Oliveira, sem querer, em uma piscina; entenda

Economia

Comercialização de hortifrutigranjeiros aumenta 31,7% em Campo Grande

A Capital ocupa o terceiro lugar no ranking das cidades que mais fornecem produtos para a CEASA-MS

Cotidiano

Crise climática: 2024 foi o ano mais seco e quente da década em Campo Grande

Apenas 780,6 mm de chuva, temperatura média de 25,2°C e 59,8% de umidade marcaram 2024 como um ano de extremos climáticos na Capital

Trânsito

VÍDEO: motorista fura sinal e carro é arremessado para calçada na Ceará em Campo Grande

Duas pessoas ficaram feridas