Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Todo o Poder emana do Povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

(art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988)
Conteúdo de Marca -
*Fernando Baraúna

Como entender esse fundamento do Estado Democrático de , trazido pela Constituição de 1988, em uma sociedade que tem como herança a Escravidão, o Patrimonialismo, a Patronagem, o Clientelismo e tantos outros “ismos” e consequentemente uma sociedade extremamente desigual, violenta e iletrada. 

Segundo Laurentino Gomes, os “portugueses e brasileiros foram responsáveis pelo transporte de 5,8 milhões de escravos, metade do total de 12,5 milhões de embarcados na África”¹, realidade que durou mais de 300 anos de escravidão, cuja marca continua presente ainda nos dias atuais.

Usando os Estados Unidos como referência, verifica-se como esse tempo prolongado de escravidão, fez com que a sociedade brasileira (Estado Brasileiro) perdesse o bonde da história, ficando estagnado em um modelo político, social e econômico arcaico e moralmente e humanamente ilegal.

Segundo a Professora Emília Viotti da Costa, o Brasil e os Estados Unidos tinham na produção rural uma certa concepção de trabalho que diferenciava, já na segunda metade do século XIX, entre o trabalho livre e o escravo, enquanto no Brasil dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, isso em 1850, nos Estados Unidos, em 1862, doavam terras a todos que desejassem trabalhar e se instalar².

Essa opção política, econômica e social, adotada pelo Estado Brasileiro, trouxe problemas estruturais que afetam diretamente na economia, educação, saúde, distribuição de renda e até mesmo no reconhecimento de quem é o Povo Brasileiro, este de quem emana o Poder.

Em 1988 o Estado Brasileiro se reinventa politicamente, institui um Estado Democrático de Direito, cuja origem vem pelo poder do Povo de modo Livre e Soberano e por nenhuma outra fonte de poder, a não ser pela vontade popular, que se materializa no momento do VOTO.

É no momento do VOTO que o Povo se consolida em Cidadão e responsável pelas Leis que serão criadas (Poder Legislativo) e pela execução e direcionamento das políticas econômica e social (Poder Executivo), para os próximos 04 (quatro) anos.

É nessa ficção jurídica, que o Povo Brasileiro, conjugado nesse mosaico de raça, credo, condição social, exerce seu Poder de em cada Eleição construir um novo Brasil e se perguntar “o que faz do brasil, Brasil ou do Brazil, Brasil?³”.

Por fim, vale relembrar o que disse o Constituinte Originário, Dr. Ulysses Guimarães, no momento em que foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987, “A NAÇÃO QUER MUDAR, A NAÇÃO DEVE MUDAR, A NAÇÃO VAI MUDAR³”.

Bibliografia:

1 – Escravidão: do primeiro leilão de cativos em até a morte de Zumbi dos Palmares, volume 1. – 1. ed. – : Livros, 2019 (Uma história da escravidão no Brasil; 1) – p.272.

2 – Da Monarquia à República: momentos decisivos. – 9. ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 183.

3 – Brasil: uma biografia / Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murguel Starling – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 499 e 502.

*Fernando Baraúna, Advogado é sócio proprietário do Escritório BARAÚNA, MANGEON e Advogados Associados, Ex-Procurador Geral do Município de – MS, Especialista em Direito Eleitoral e Tributário, Ex-Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, Membro da Comissão de Direito Eleitoral OAB/MS, Membro da Comissão Advogado Publicista OAB/MS,  pós-graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário – PUC/RS e assessor jurídico em várias administrações municipais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trama golpista: Moraes abre prazo para alegações finais de kids pretos

bar cliente

‘Som estridente’: dono se recusa a fechar bar e cliente leva tiro ao avançar na polícia no Nova Lima

Sanesul lançou licitação com abertura para 17 de setembro. (Divulgação)

Nova Alvorada do Sul parcela conta d’água, não paga, e dívida chega a R$ 8,6 milhões

Motociclista morre ao ser atingida por caminhão boiadeiro durante conversão no nova Lima

Notícias mais lidas agora

Motociclista morre ao ser atingida por caminhão boiadeiro durante conversão no nova Lima

‘Não tem nada para fazer em Campo Grande?’: um vídeo pode mudar o que você pensa da cidade

Marcha para Jesus reuniu fiéis em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Marcha para Jesus terá grandes nomes da música gospel no aniversário de Campo Grande; confira

Está por dentro da programação? Confira a agenda deste 26 de agosto em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Sem pagar 32 ex-funcionários, empresa que limpava Bioparque faz acordo para evitar processos

Acordo firmado garantiu o pagamento de verbas rescisórias e demais encargos sem necessidade de judicializar os casos

Esportes

Confira a lista de convocados por Ancelotti para jogos de setembro da seleção; Neymar fica fora

O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira a lista de convocados para os jogos de setembro da seleção brasileira. Nas duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o time nacional vai enfrentar o Chile, no Maracanã (dia 4), e a Bolívia, em El Alto (dia 9). O italiano chamou … Continued

Cotidiano

Cemed está com agendamento aberto para exames e consultas com especialistas na Capital

Centro de Especialidades Médicas da Uniderp tem mais de 10 especialidades e tanto os exames quanto as consultas podem ser gratuitos, se encaminhados pelo SUS

Brasil

Valdemar diz que ‘se Tarcísio for candidato a presidente, irá para o PL’

Presidente do PL fez declaração durante evento realizado na zona sul de São Paulo nesta segunda-feira (25)