Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Mocidade conservadora não é piada  ANDRÉ MARINHO, o jovem brasileiro

O recém-lançado livro do jovem humorista, imitador, e já formulador de um pensamento político moderno, de uma nova geração, André Marinho, “O Brasil (não) é uma piada”, é o primeiro documento que se torna uma espécie de manifesto-grito de uma mocidade conservadora, socialmente responsável, ideologicamente formada na democracia e no liberalismo. Uma narrativa de fácil … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

O recém-lançado livro do jovem humorista, imitador, e já formulador de um pensamento político moderno, de uma nova geração, André Marinho, “O Brasil (não) é uma piada”, é o primeiro documento que se torna uma espécie de manifesto-grito de uma mocidade conservadora, socialmente responsável, ideologicamente formada na e no liberalismo.

Uma narrativa de fácil leitura, que começa pela sua autoapresentação, com a sua experiência nos bastidores da campanha do presidente em 2018, sua presença na televisão e sua disposição de abraçar a vida pública com idealismo, coragem, independência e modernidade.

André não consultou mais do que seu círculo mais íntimo de amigos e companheiros de ideais, mas certamente o conjunto de conceitos que defende – visão da sociedade, do Estado, da política, da história, da sociedade – se encontra nesta nova safra de jovens eleitos este ano de maneira consagradora, todos com menos de 30 anos. 

O livro deveria ser lido pelos deputados eleitos Nikolas Ferreira, o mais votado do Brasil com um milhão e 400 mil votos e outros campeões na casa dos 20 anos, como Ícaro de Valmir,  e André Fernandes; todos bem votados e com pouco mais de 20 anos. Vão se juntar aos menos jovens, mas em torno dos 50 anos, reeleitos como LP Orleans e Bragança, Marcel Van Hattem e o recém-eleito Ricardo Salles, com militância desde muito jovem. Todos formados na escola do liberalismo e da política como serviço cívico e não profissão.

André Marinho, sem mágoas ou ressentimentos, revela a maneira de ser do presidente, suas limitações, comportamento, sem alterar seu pensamento com base em leitura intensa de qualidade. Com experiência de estudante nos EUA, onde morou, lendo grandes clássicos da política contemporânea americana, prega modernidade com responsabilidade social, com ética, compromisso com a liberdade real, com base na tolerância e nos bons modos. O livro revela o jovem que não só cultua a elegância no ser e se apresentar, mas, sobretudo, no comportamento intelectual.

Fecha o livro o posfácio de Carlos Andreazza, já na meia-idade, mas com história de editor, jornalista, escritor e observador da vida brasileira, que revela a importância da obra, mais do que uma boa leitura. Se o Brasil tiver futuro, certamente será com esta geração de André e com esse programa reformador.


Artigo de Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras supera pênalti perdido, é campeão brasileiro Sub-20 no aniversário e mantém hegemonia

Agricultor paraguaio morre atropelado e arrastado por caminhonete em MS

Filme sobre ciclo da erva-mate estreia nesta quarta em Ponta Porã

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Morador do interior, José foi internado com grave lesão no rosto e desapareceu após alta

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O uso de antidepressivos em adultos na idade reprodutiva cresceu 12,4% nos últimos dois anos

Linha direta Elon Musk, dono da Starlink, está muito interessado na região Amazônica. Aliás, seus satélites orbitam cada dia (e noite) mais sobre os Estados da Amazônia Legal. E o interesse é tanto que o próprio Musk telefonou para diretores da Sercomtel no 1° semestre para um approach. A operadora já vendeu as concessões do … Continued

Polícia

Procurado por disparar contra carro e deixar 2 feridos na saída de boate é preso em Campo Grande

Rapaz disse que fez os disparos por ser ameaçado na boate

Polícia

Ex-aluno de escola do MS é procurado na fronteira com o Paraguai por atos obscenos

O rapaz foi flagrado se masturbando em frente à escola, no horário de saída dos alunos

Polícia

Furto de fios acaba com vigilante ferido com golpes de punhal no Noroeste em Campo Grande 

Criminoso acabou preso pela PM