Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Mario Bhering, um notável brasileiro, o pai do setor elétrico

Este ano marcou o centenário de um dos mais notáveis brasileiros do século passado. Mario Bhering, um engenheiro, apolítico, que conquistou a admiração e o respeito de presidentes de diferentes tendências, desde JK, aos três militares, Costa e Silva, Médici e Geisel, a Tancredo Neves e José Sarney. Um gigante pelos valores éticos, morais, técnicos … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond

Este ano marcou o centenário de um dos mais notáveis brasileiros do século passado. Mario Bhering, um engenheiro, apolítico, que conquistou a admiração e o respeito de presidentes de diferentes tendências, desde JK, aos três militares, Costa e Silva, Médici e Geisel, a Tancredo Neves e José Sarney. Um gigante pelos valores éticos, morais, técnicos e de liderança inconteste.

Podemos chamar Mario Bhering de “pai do setor elétrico brasileiro” pelos relevantes serviços prestados e participação nos grandes projetos que dotaram o país de invejável acervo hidrelétrico. Foi pioneiro no projeto e obra de Itaipu, acordo binacional assinado no Governo Médici para a construção de gigantesca usina.

Com JK, Bhering participou da fundação da Cemig e foi seu diretor, vice-presidente e presidente, justamente nos momentos de crescimento desta formidável e exemplar empresa brasileira. E o carisma, o dinamismo e a competência fizeram com que tivesse boa parte da carreira no Rio, no comando da , como diretor de Furnas e na obra de Itaipu, a cujo conselho pertenceu.

Ganha relevo essa posição de ‘número um’ da eletricidade, pois o setor sempre foi ocupado por notáveis gestores. Passaram pela Eletrobras personalidades como Costa Cavalcanti, Antonio Imbassahy, José Antonio Muniz Lopes, Aloisio Vasconcelos – mineiro e com passagem na Cemig –, Firmino Sampaio e José Luiz Alquéres, este seu discípulo integral, a quem dedicou grande estima.

Pela habilidade natural nos filhos das montanhas mineiras, deve-se a ele o redesenho do setor elétrico após a encampação das empresas americanas, com a distribuição passando aos estados e a geração com a Eletrobras, onde, além de Furnas e Hidroelétrica do São Francisco, ele criou a Eletrosul e a Eletronorte.

A Memória da Eletricidade, outra criação sua, distribui anualmente o Prêmio Mario Bhering a destaques do setor. Oportuno e nada mais natural ser lembrado, em momento que a área atravessa situação delicada, com a perda de rentabilidade, em parte, por culpa de gestores que não sabem ser uma concessão de serviço público merecedora de um trato mais pragmático e político. O distanciamento tem custado caro aos investidores de um setor que sempre foi lucrativo.

Com meio século na área, acredito que Mario Bhering, no setor público, e Antônio Gallotti, no privado, foram os grandes a quem devemos, como brasileiros, admiração e a lembrança permanente.

Por Aristóteles Drummond

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras supera pênalti perdido, é campeão brasileiro Sub-20 no aniversário e mantém hegemonia

Agricultor paraguaio morre atropelado e arrastado por caminhonete em MS

Filme sobre ciclo da erva-mate estreia nesta quarta em Ponta Porã

Vieira: não há negociação com EUA que envolva interferência judicial 

Notícias mais lidas agora

Tromper: Juiz dá ‘ultimato’ para réus por corrupção no esquema de Claudinho Serra

VÍDEO: Motorista é lançado para fora de carreta em acidente com duas mortes na BR-262

VÍDEO: Após assediar estudante, homem continuou se tocando em público na UFMS

Morador do interior, José foi internado com grave lesão no rosto e desapareceu após alta

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O uso de antidepressivos em adultos na idade reprodutiva cresceu 12,4% nos últimos dois anos

Linha direta Elon Musk, dono da Starlink, está muito interessado na região Amazônica. Aliás, seus satélites orbitam cada dia (e noite) mais sobre os Estados da Amazônia Legal. E o interesse é tanto que o próprio Musk telefonou para diretores da Sercomtel no 1° semestre para um approach. A operadora já vendeu as concessões do … Continued

Polícia

Procurado por disparar contra carro e deixar 2 feridos na saída de boate é preso em Campo Grande

Rapaz disse que fez os disparos por ser ameaçado na boate

Polícia

Ex-aluno de escola do MS é procurado na fronteira com o Paraguai por atos obscenos

O rapaz foi flagrado se masturbando em frente à escola, no horário de saída dos alunos

Polícia

Furto de fios acaba com vigilante ferido com golpes de punhal no Noroeste em Campo Grande 

Criminoso acabou preso pela PM