Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

JANELA PARTIDÁRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Fernando Baraúna
Arquivo -
Fernando Baraúna
Fernando Baraúna

Depois que a JANELA DE MIGRAÇÃO PARTIDÁRIA, mais conhecida como Janela Partidária, foi criada pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, que incluiu o art. 22-A, III, na Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, a definição do quadro eleitoral, pelos Partidos Políticos, ficou mais complexa, porque só com o encerramento da movimentação dos detentores de cargo em disputa, deputado estadual e federal, é que poderão dar início as definições de chapas proporcionais, coligações majoritárias entre outros arranjos eleitorais.

Para um melhor entendimento, a Janela Partidária nada mais é do que a possibilidade que os Deputados e Deputadas Estaduais e Federais têm para mudarem de Partido, durante um período de 30 (trinta) dias que antecede o término do prazo de filiação, sem perderem os mandatos por infidelidade partidária, porque os Partidos são detentores dos cargos proporcionais e não os Parlamentares. 

Assim, antes do encerramento da Janela Partidária, que tem início em 03 de março e encerramento no dia 01 de abril de 2022, são meras expectativas de que as composições eleitorais se concretizem, lembrando que no dia 02 de abril todos os pré-candidatos e candidatas deverão estar com as filiações deferidas pelos partidos políticos, bem como o domicilio eleitoral definido.

Também, não se pode olvidar que a Janela Partidária mexe com as estruturas dos Partidos, não só com referência aos quadros, como lideranças e filiados, mas, também, com os recursos financeiros destinados à Campanha Eleitoral, uma vez que o montante financeiro do Fundo Partidário e do Fundo Especial de de Campanha (FEFC) não se alteram.

Lembrando que a distribuição dos recursos financeiros provenientes do Fundo Partidário e do FEFC são definidos pela quantidade de Deputados Federais e Senadores, que cada Partido Político conquistou na última eleição geral, isto quer dizer que independentemente da quantidade de filiações decorrentes da Janela Partidária o recurso público de campanha é um só.

E como é da nossa tradição a imprevisão jurídica, lembrando o ex-Ministro da Fazenda Pedro Malan, segundo quem “no Brasil até o passado é imprevisível”, o Supremo Tribunal Federal recentemente muda as regras do jogo, tornando o processo eleitoral mais imprevisível, uma vez que as definições das Federações de Partidos Políticos só serão conhecidas após o término da Janela Partidária e do encerramento do prazo das filiações.

Isto quer dizer, que todos os pré-candidatos e candidatas que se beneficiaram da Janela Partidária não saberão se vão participar em uma chapa pura ou dentro de uma Federação, lembrando que em uma Federação de Partidos Políticos a quantidade de candidatos e candidatas é reduzida por Partido.

Por fim, vale a pena lembrar Magalhães Pinto, político mineiro, “política é como as nuvens no céu; você olha, elas estão de um jeito; abaixa a cabeça e torna olhar, já estão de outro”.

*Fernando Baraúna, é sócio proprietário do Escritório BARAÚNA, MANGEON e Advogados Associados, Ex-Procurador Geral do Município de – MS, Especialista em Direito Tributário e Eleitoral, Ex-Membro Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, pós-graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário – PUC/RS e assessor jurídico em várias administrações municipais.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians avança por 3 a 2 contra o Vasco, que amarga 5ª derrota no Brasileirão

Após 30 anos, Paulo finalmente foi notado e ganhou sorriso de Roberto Carlos em Campo Grande

Após agredir esposa, homem avança contra PM e é baleado

Ginastas brasileiras voltam ao pódio com maior pontuação em competições internacionais

Notícias mais lidas agora

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

Até quando vai o frio? Meteorologia indica mínima de até 8°C nesta semana em MS

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Homem grita por socorro e desaparece no Rio Verde

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO mostra ocupante de Uno ser arremessado em acidente que matou criança no Tijuca

O acidente ocorreu quando a família da criança retornava de um evento religioso

Esportes

Botafogo põe fim à invencibilidade do Juventude com placar de 3 a 1 no Brasileirão

O jogo, válido pela 21ª rodada do Campeonato, foi disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Esportes

Bahia ‘faz caldo’ de 2 a 0 contra o Santos e deixa ‘peixe’ mais perto do rebaixamento

Resultado aproxima o Peixe da zona de rebaixamento após derrota consecutiva

Esportes

São Paulo encerra ‘jejum’ contra o Atlético-MG com vitória de 2 a 0 no MorumBis

Desde 2020 o tricolor não terminava uma partida contra o Galo com placar superior