Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

O consenso do atraso

A cultura latina – portuguesa, espanhol, italiana e outras –, da qual somos herdeiros, carrega o ônus da burocracia e consequente lentidão nos seus processos decisórios, sejam eles administrativos, políticos ou jurídicos. E a busca do consenso faz com que as reformas sejam inócuas no que interessa. Não se pode contrariar interesses “adquiridos” e o … Continued
Conteúdo de Marca -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

A cultura latina – portuguesa, espanhol, italiana e outras –, da qual somos herdeiros, carrega o ônus da burocracia e consequente lentidão nos seus processos decisórios, sejam eles administrativos, políticos ou jurídicos. E a busca do consenso faz com que as reformas sejam inócuas no que interessa. Não se pode contrariar interesses “adquiridos” e o preço é a falta de produtividade e competitividade que marcam o mundo globalizado.  

Alguns temas são discutidos há anos e anos, sem que nada aconteça de prático. Ninguém fala mais da questão da segunda instância, não se a revisão das sentenças do juiz Moro, engavetadas em , no aguardo de prescrições e passadas as eleições. A reforma tributária deve ser, mais uma vez, parcialmente feita, ou melhor, remendada. E liberalizar a economia para receber investimentos não especulativos é assunto para debates acadêmicos.

Quando se exalta os anos JK, em que o Brasil viveu uma era de liberdade, progresso e otimismo, é omitida a abertura para as multinacionais, que fizeram o progresso chegar ao nosso país e permitiram o fortalecimento do operariado, com melhor remuneração e benefícios então não previstos em lei. A começar pela indústria automobilística. Os ditos comunistas ou marxistas, orgulhosos do sucesso da China, também esquecem de registrar que este fenômeno de crescimento se deve à abertura para o setor privado internacional. As maiores empresas multinacionais fazem o sucesso da China moderna. Mas, na América Latina, o capital é visto com ressalvas e gera-se vantagens trabalhistas inibidoras do emprego e do investimento, direitos que são usufruidos pelos poucos empregados. O mercado não cresce, provocando a exportação da mão de obra, desde o mais modesto trabalhador aos pós-graduados aqui e lá fora. São mais de três milhões os brasileiros que moram e trabalham fora. Uma população do Uruguai.

Não se cobra das correntes políticas mais à esquerda – hoje agrupadas em torno da candidatura de Lula – o fato de que os países “bolivarianos” apoiados, financiados e exaltados pelos anos PT, registram as piores desigualdades do continente, além da liberdade violada. Cuba, Venezuela, Nicarágua estão em crise total, assim como os novos “bolivarianos”, como e Peru, onde o presidente esquerdista recém-eleito corre o risco de rodar. O Chile promete voltar aos anos Allende, embora com uma reação mais articulada dos civis que independem dos militares para a defesa do país e de  suas conquistas nos anos Pinochet.

Os problemas no continente fazem parte dessa interminável crise, com espasmos de bom senso. O correto exemplo dos EUA e do Canadá, na América do Norte, nunca sensibilizou os mexicanos, nacionalistas, que já tiveram uma economia próxima à nossa, mas conseguiram cair mais do que nós. Em 64 éramos a 46a. economia, em  85 a 8a. e hoje somos a 13a. . 

O populismo barato, que nada tem do conservadorismo de tradição austera e liberal na economia, quando não é de esquerda, a favorece com os desencontros, equívocos, gastos e falta de comunicação, como é o caso brasileiro, em que a insegurança do presidente o impede de dialogar com outros que não seus companheiros de carreatas e motociatas, já se tornando uma figura caricata em permanente campanha eleitoral. Trabalho, que é bom, e diálogo com gente preparada, experiente e produtiva nem pensar. Nem mais para contar piadas de gosto duvidoso. O Brasil parecia que ia decolar, mas fez o voo da galinha.

Uma pena, pois os povos latinos têm qualidades humanas excepcionais, superiores mesmo às dos ricos e ajuizados anglo-saxões, aqueles que vivem em países frios, no clima e na alma, como Inglaterra, e nórdicos.

A educação faz diferença. E a nossa como tem sido prejudicada, até em nome da fé !!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians avança por 3 a 2 contra o Vasco, que amarga 5ª derrota no Brasileirão

Após 30 anos, Paulo finalmente foi notado e ganhou sorriso de Roberto Carlos em Campo Grande

Após agredir esposa, homem avança contra PM e é baleado

Ginastas brasileiras voltam ao pódio com maior pontuação em competições internacionais

Notícias mais lidas agora

Família de criança morta em acidente retornava de evento religioso em chácara

Até quando vai o frio? Meteorologia indica mínima de até 8°C nesta semana em MS

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Homem grita por socorro e desaparece no Rio Verde

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO mostra ocupante de Uno ser arremessado em acidente que matou criança no Tijuca

O acidente ocorreu quando a família da criança retornava de um evento religioso

Esportes

Botafogo põe fim à invencibilidade do Juventude com placar de 3 a 1 no Brasileirão

O jogo, válido pela 21ª rodada do Campeonato, foi disputado no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Esportes

Bahia ‘faz caldo’ de 2 a 0 contra o Santos e deixa ‘peixe’ mais perto do rebaixamento

Resultado aproxima o Peixe da zona de rebaixamento após derrota consecutiva

Esportes

São Paulo encerra ‘jejum’ contra o Atlético-MG com vitória de 2 a 0 no MorumBis

Desde 2020 o tricolor não terminava uma partida contra o Galo com placar superior