Sete homens foram presos e dois adolescentes apreendidos pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) por desmatamento de vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica, na região do assentamento Santa Rosa, em Itaquiraí, a 402 quilômetros de Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) aplicou R$ 57 mil em multas.
Os infratores foram flagrados derrubando a vegetação e abrindo clareiras na reserva legal do assentamento e de fazendas vizinhas. A PMA foi ao local e fez a cubagem da madeira que perfez 56 m³. A madeira, duas motosserras e um veículo Gol utilizados no crime foram apreendidos pelo DOF na ação criminal e pela PMA administrativamente .
Além da multa, eles também responderão criminalmente por exploração ilegal de madeira em área protegida (bioma Mata Atlântica e Reserva Legal), com pena de um a três anos de detenção, bem como uso de motosserra ilegal, com pena de três meses a um ano de detenção, além de associação criminosa, com pena de reclusão de um a três anos de detenção.