Pular para o conteúdo
Artigos de Opinião

Candidatos naturais em Minas

Na política, nada se improvisa, acaba prevalecendo sempre o razoável. Mais ainda quando se trata de atores de verdade atuando. E tem sido assim, jogando especulações sem base na lixeira dos equívocos. Quem tem intuição e conhecimento da política nunca levou a sério as pesquisas de 2018, que apresentavam Dilma como favorita para o Senado. … Continued
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Na política, nada se improvisa, acaba prevalecendo sempre o razoável. Mais ainda quando se trata de atores de verdade atuando. E tem sido assim, jogando especulações sem base na lixeira dos equívocos. Quem tem intuição e conhecimento da política nunca levou a sério as pesquisas de 2018, que apresentavam Dilma como favorita para o Senado. Era apenas pelo fato de ser mais conhecida, tendo deixado a Presidência há menos de dois anos. Naquelas pesquisas, nem Zema, nem Rodrigo Pacheco e muito menos Bolsonaro apareciam. Já em 1985, desde muito, estava claro que a oposição só venceria no Colégio Eleitoral com Tancredo Neves, de um lado, e Paulo Maluf, do outro.

Agora, mais uma vez a solução natural parte de Minas, com antecedência e à revelia dos nomes naturais, mais preocupados com as missões recebidas e em processo de execução. Mas não se briga com a realidade. Surgem naturalmente no radar da sociedade.

Para a Presidência da República, nenhum destes cinco autocandidatos que ensaiam uma frente anti-Bolsonaro tem substância e muito menos formação para uma união. Buscam apenas conseguir espaços na mídia, mas depois será mesmo cada um por si. A tal ponto chegou as opções sem sustentação que já surgiu nos o senador Tasso Jereissati, que é um bom nome, mas em legenda fraca e sem condições de recuperação em médio prazo. Os tucanos sobreviveram enquanto se faziam de conservadores, liberais, para enfrentar o PT. Hoje se sabe que são “primos” , exceto os mineiros.

Queiram ou não o nome viável, sem contestar nenhuma candidatura, mas, como natural, pelas marcas que apresenta, é o governador Romeu Zema. O perfil que a sociedade brasileira pede, na correção, discrição, desambição, simplicidade e eficiência. A tal ponto que tem boa aceitação, apesar do pouco que pode fazer face à herança pesada e à pandemia. Mas o povo percebe que faz o melhor de si e o que é possível. E bem cercado, sem corte de bajuladores e aproveitadores.

Na sucessão estadual, que poderia parecer que a solução seria a reeleição, o deslocamento de Zema para o cenário nacional coloca o senador Rodrigo Pacheco como nome natural. No mais, ele estará garantido na disputa por estar em meio de mandato e nada tendo, portanto, a perder. Vai saltar com a rede embaixo.

O candidato da terceira via irá certamente ao segundo turno. E, sendo Zema, terá o apoio de Bolsonaro; se o opositor for Bolsonaro, terá o apoio do centro-democrático. Caso seja Ciro, terá o apoio dos que têm juízo.

Muito difícil que não venha a ocorrer este quadro. Quem viver verá!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Consumidora denuncia baratas em padaria de supermercado da Capital

caminhão

Mulher morre atropelada por caminhão em Iguatemi

Ataques a hospital em Gaza matam 5 jornalistas e profissionais de saúde

desfila

Sonha em subir na passarela?Fashion Week ‘pantaneiro’ procura modelos em MS

Notícias mais lidas agora

Motociclista morre ao ser atingida por caminhão boiadeiro durante conversão no Nova Lima

‘Não tem nada para fazer em Campo Grande?’: um vídeo pode mudar o que você pensa da cidade

Marcha para Jesus reuniu fiéis em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Marcha para Jesus terá grandes nomes da música gospel no aniversário de Campo Grande; confira

MS é um dos 3 estados com jovens mais vulneráveis a violência e acidentes, diz Fiocruz

Últimas Notícias

Esportes

Osmar Stábile é eleito presidente do Corinthians para continuar mandato de Augusto Melo

Oficialmente no comando do Timão após inpeachment, Stábile tem de continuar resolvendo os muitos problemas que já eram de sua responsabilidade

Brasil

Pressionado por filiação ao PL, Republicanos reafirma interesse em Tarcísio ao Planalto em 2026

Fala do presidente da legenda ocorre no mesmo dia em que Valdemar da Costa Neto, comandante do PL, afirmou que Tarcísio deverá trocar de partido para disputa.

MidiaMAIS

Guardião da memória pantaneira, Abílio de Barros é homenageado em noite cultural

Evento vai unir literatura, artes visuais e música erudita em uma noite de reconhecimento ao legado de preservação cultural influenciado pelo escritor

Esportes

Palmeiras assume vice-liderança do Brasileirão após 3 a 0 arrasador contra o Sport

Time paulista dominou a partida sob ataque da dupla 'Flaco Roque'