Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Ruy Barreto: Patriota e Idealista

Aristóteles Drummond
Eser -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

Um olhar sobre personalidades notáveis e exemplares da sociedade no passado revela uma quantidade de patriotas idealistas no setor privado com contribuição efetiva e muitas atuais que podem ser aproveitadas.

O Rio de Janeiro teve no mineiro Ruy Barreto um estudioso de aspectos importantes em sua vida econômica. Homem do café em segunda geração, foi atuante no apoio à exportação, torrefador e pioneiro na indústria nacional do solúvel. Abriu mercados até então desconhecidos como o russo nos anos 70.

Muito jovem, foi elevado à liderança da Associação Comercial do Rio, discípulo do emblemático Rui Gomes de Almeida e vice-presidente de Antônio Carlos Osório; foi a grande voz do empresariado fluminense por décadas. Lançou o movimento “Ação Empresarial” para defender o Rio do esvaziamento provocado pela mudança da capital. No seu tempo, a liderança nacional do comércio era da ACRJ, cuja direção era cumulativa com a federação estadual e a Confederação das Associações Comerciais.

Uma de suas memoráveis campanhas, com base em estudos que incentivou e viabilizou, era a da recuperação de nossos portos pela via da ligação ferroviária aproveitando ramais desativados. Racional como todo bom empresário, lançou a ideia do terceiro trilho para compensar a inacreditável presença de duas bitolas numa mesma região.

Um dos projetos em andamento se refere à ferrovia Ruy Barreto, uma justa homenagem, que ligaria a zona da mata mineira inicialmente aos portos do Rio e Niterói, mas que hoje ganha maior visibilidade com o Porto do Açu, no norte fluminense, bem perto da zona da fronteira com Minas. A Estrada de Ferro Cantagalo foi importante e nunca deveria ter sido desativada. E no acesso ao Porto de Angra, restabelecer traçado que levaria aos nossos portos o café do sul de Minas. O retorno atenderia ao transporte de bens fluminenses para a rica região do estado vizinho. O Porto do Rio tem vocações a serem lembradas e novas, como o terminal turístico de navios de cruzeiros internacionais e passeios pela Baía da Guanabara e arredores.

A sonhada ligação do Rio a São Paulo pelo denominado ” trem-bala” não interfere nos projetos de Ruy Barreto, pois o mercado é outro, os investidores seriam outros.

A classe política e empresarial do Rio precisa consultar arquivos e recuperar sonhos e projetos como os que marcaram a vida desse exemplar brasileiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras atropela Juventude e abre vantagem do Flamengo na liderança do Brasileirão

Preço de videogames na internet varia até 57%, aponta Procon-MS

Grêmio goleia em jogo-treino e coloca 14 mil torcedores mesmo com 13º lugar no Brasileirão

VÍDEO: Motorista bate em ciclista e foge sem prestar socorro na Vila Ipiranga, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Ex-presidente do INSS depõe à CPMI na terça-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Corrida provoca interdições em Campo Grande neste domingo; veja rotas alternativas

Com início às 5h30, interdições são para a Corrida do Pantanal

Trânsito

Motociclista perde controle, cai em rodovia e morre em Nova Andradina

Corpo da vítima será velado neste domingo

Mundo

Palestinos voltam a bairros destruídos e Israel se prepara para libertar reféns

Organizações humanitárias pediram a Israel que reabra mais passagens para a entrada de alimentos e suprimentos

Cotidiano

Mega-Sena acumula e próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Números de hoje foram sorteados em São Paulo