Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

LEMBRANDO JOÃO HAVELANGE

Aristóteles Drummond
Eser -
Aristóteles Drummond

O jornalista Vicente Limongi tem as marcas da coragem e da fidelidade. Um lutador das causas que abraça, sendo nas últimas décadas de intensa presença em Brasília e um incansável defensor de seu Amazonas natal e seus grandes filhos.

A propósito deste Mundial de Clubes, que animou o futebol e deu alegrias ao brasileiro, sugeriu que o certame conferisse ao campeão troféu com o nome de João Havelange, o brasileiro que se tornou o nome maior do futebol no mundo.

Realmente foi Havelange que, na presidência da Confederação Brasileira de Desportes – depois de Futebol –, deu ao nosso país três copas do mundo. Depois, em mais de dez anos à frente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), fez o esporte movimentar bilhões de dólares ao redor do mundo, integrou África e Ásia ao esporte nascido na Inglaterra e se tornou paixão nos países latinos. A habilidade, o talento e a liderança de João Havelange são incontestáveis. Tanto sucesso, como não poderia deixar de ser, despertou invejas de toda natureza, mas sem prosperar diante das evidências do crescimento do futebol a nível mundial.

O brasileiro, de família francesa, revelou-se, desde jovem, atleta e empresário, o que se denomina de Grande Senhor, pela educação esmerada, cultura, elegância. Será sempre lembrado, e bem lembrado, enquanto seus detratores já sumiram no anonimato das pessoas menores, ressentidas, que são movidas pela inveja e a frustração, pela mediocridade que os aprisiona.

Limongi tem uma boa coleção de admirações e tem colaborado para o reconhecimento de muitos notáveis brasileiros. No jornalismo mesmo, não esquece de fazer lembrado Hélio Fernandes, um dos cinco maiores no século passado, na história recente, e é admirador das qualidades humanas e de homem público do presidente José Sarney, outra vítima de invejosos. Faz justiça de Fernando Collor como o presidente que modernizou o Brasil. Como amazonense, mantém acesa a chama da admiração pelo notável Bernardo Cabral, outro nome de relevância na vida pública e no mundo jurídico brasileiro.

Roberto Campos costumava lembrar de que certa vez indagou a um membro do Conselho do Prêmio Nobel o motivo de não termos tido um brasileiro ali laureado, sendo o país rico de benfeitores em diferentes setores da sociedade. Ouviu de resposta que os brasileiros nunca se uniam em torno de um indicado, surgindo sempre críticos. Havelange merecia o Nobel do desporto.

Nada mais oportuno do que o Brasil endossar a feliz lembrança do bravo jornalista, militante incansável de boas causas, quando vivemos também um momento de desgaste pelos reiterados equívocos de nossa política externa, sempre do lado errado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Encerra neste domingo o Mundial de Ginástica Rítmica; confira a programação

Preços altos e improviso: café da manhã vira desafio para famílias em Campo Grande

Silas Malafaia ataca lideranças religiosas após receber críticas por palavrões: ‘hipócritas’

VÍDEO: Academia reúne delegada e professores para aulão de defesa pessoal para mulheres

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

13

Desfile de aniversário deve reunir 30 mil pessoas em Campo Grande

Jovem é encontrado com politraumas e morre na Santa Casa de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Juiz é vítima de injúria racial e caso é denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva

Fato ocorreu em partida entre Náutico e Naviraiense, no último dia 16, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande

Cotidiano

Na jovem capital, campo-grandenses já sonhavam com saúde e emprego antes mesmo de a Constituição Federal surgir

Quase 300 campo-grandenses enviaram cartas com sugestões, elogios e críticas para a formulação da então nova Constituição Federal, na década de 1980

MidiaMAIS

Ana Castela estreia como atriz em nova novela das sete da Globo

Anúncio foi feito pela própria cantora, durante show em Barretos (SP), na madrugada deste domingo (24)

Brasil

Funcionário é preso dentro dos Estúdios Globo por tentativa de homicídio

A Polícia Civil prendeu Diogo Marley dentro das dependências do Estúdios Globo após investigações o apontarem como mandante de um crime