Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

OS IMORTAIS

Aristóteles Drummond
Eser -
Aristóteles Drummond

O recente falecimento do embaixador Marcos Azambuja teve uma grande repercussão não só nos meios diplomáticos como em diferentes setores da sociedade. O ilustre brasileiro, mais do que uma bela carreira, conquistou ao longo da vida admiradores, seguidores, encantados com sua maneira de ser, ouvir e transmitir. Nos últimos anos, era chamado pelas televisões e outras mídias para opinar sobre questões relacionadas com a diplomacia e a política internacional, e foi sempre impecável na isenção e no bom senso, brilhou também no Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio. Este conjunto fez com que se destacasse tanto na sua geração, rica em grandes valores.

Os detentores de poder, riqueza, dedicados a carreiras no setor público, atuantes nas artes e na cultura em geral deveriam refletir sobre a importância do comportamento pessoal na formação de conceito e na longevidade de sua presença neste mundo.

Na música, impressiona no Brasil e no resto do mundo a presença permanente de Tom Jobim, também vindo de uma época de grandes nomes de nossa música popular. Mas ele é o consagrado, décadas depois de deixar este mundo.

A personalidade sem polêmicas, posições controvertidas e temperamentos exóticos favorece sempre. O entorno familiar e de amigos é outro fator que influi no respeito e na admiração de seus contemporâneos e pósteros.

A posteridade é inadministrável. Muitos se devotaram a sustentar uma rede de promoção ao longo da vida, gastando e se dedicando. Mortos, o esquecimento se faz presente em muito pouco tempo. Muitos não resistem à missa de ano. Admiração e respeito duráveis não pedem promoção.

Um olhar sobre homens que passaram por altos cargos, acumularam grandes fortunas, tiveram momentos de sucesso profissional ou pessoal vai encontrar muitos esquecidos. Não necessariamente por malfeitos eventuais, mas sim pela ausência de benfeitos, na discrição, na austeridade, na solidariedade e até na caridade. E, muito importante, no saber conviver com o sucesso sem perder a simplicidade e a humildade. Para isso, não precisa ser religioso, basta ser intrinsicamente bom.

Vivemos um momento de mudanças. Uma troca de valores, inclusive pela volta de princípios permanentes na ética e na moral; tudo deve ser refletido para que se encontre novos caminhos, novas posturas, na busca de um futuro melhor. A ideologia deve ser o progresso, não só econômico, mas social, espiritual, pois a construção de uma sociedade que atenda a todos na dignidade na qualidade de vida pede recursos. E recursos não devem vir de impostos, mas de trabalho, educação, treinamento, produtividade e qualidade na produção.

Precisamos de imortais, mais Tom Jobim e Marcos Azambuja e menos polêmicos e equivocados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras atropela Juventude e abre vantagem do Flamengo na liderança do Brasileirão

Preço de videogames na internet varia até 57%, aponta Procon-MS

Grêmio goleia em jogo-treino e coloca 14 mil torcedores mesmo com 13º lugar no Brasileirão

VÍDEO: Motorista bate em ciclista e foge sem prestar socorro na Vila Ipiranga, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Ex-presidente do INSS depõe à CPMI na terça-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Corrida provoca interdições em Campo Grande neste domingo; veja rotas alternativas

Com início às 5h30, interdições são para a Corrida do Pantanal

Trânsito

Motociclista perde controle, cai em rodovia e morre em Nova Andradina

Corpo da vítima será velado neste domingo

Mundo

Palestinos voltam a bairros destruídos e Israel se prepara para libertar reféns

Organizações humanitárias pediram a Israel que reabra mais passagens para a entrada de alimentos e suprimentos

Cotidiano

Mega-Sena acumula e próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Números de hoje foram sorteados em São Paulo