Pular para o conteúdo
Aristóteles Drummond

Excelência elétrica do Brasil

Aristoteles Drummond
Eser -

O setor elétrico brasileiro, na gestão do admirável brasileiro que foi Mario Bhering, marcante na Cemig e na Eletrobras, que presidiu nos governos Médici e Tancredo-Sarney, e que com o general Costa Cavalcanti foi responsável pela obra de Itaipu, criou a Memória da Eletricidade, para preservar a história de uma área relevante no processo de desenvolvimento do país.

O trabalho realizado por um pequeno grupo de abnegados funcionários inclui edições como os livros com entrevistas biográficas de homens de valor como José Antonio Muniz Lopes e José Luiz Alquéres, que são referências de importantes momentos na vida da Eletrobras.

Impressiona encontrar nos dois preciosos livros brasileiros especiais que passaram pelo setor, sem dúvida o mais respeitado antes da estatização, durante os anos de estatal, sempre com grandes obras, com excelência técnica e sem suspeições de mau uso do dinheiro público.

Anos dos governos militares até FHC, com dirigentes em diferentes funções como João Camilo Pena, Eliseu Resende, Astrogildo Quental, Flávio Decat, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, José Marcondes de Brito, César Cals, Aureliano Chaves, Altino Ventura, Antonio Carlos Holtz, Firmino Sampaio e Delcídio do Amaral, entre outros. E quando abrigava indicações políticas, eram para homens de espírito público. O depoimento de Muniz Lopes aponta para a grande contribuição do ex-governador de Mato Grosso José Garcia e seu filho Robério, no suprimento da região, base do progresso atual do . Ambos foram diretores da Eletronorte.

A velha guarda do setor, a começar por José Antonio, está entre os maiores conhecedores da Amazônia, do potencial energético a ser explorado. Muito se deixou de fazer pela ação nefasta de membros do Ministério Público e até prelados da Igreja Católica. A obra de Belo Monte foi fator de aumento significativo na qualidade de vida de milhares de brasileiros beneficiados com as compensações e royalties. Em nome do meio ambiente, manifestações de indiferença com a qualidade de vida da população. Entre as cidades no Pará mais bem atendidas em serviços básicos, estão aquelas em torno dos reservatórios de Tucuruí e Belo Monte. E obras fundamentais, como Cotingo, em Roraima, até hoje não saíram do papel.

O Brasil precisa resgatar sua tradição de empresas de engenharias eficientes nas obras públicas de porte envolvidas nos casos de de maneira equivocada, pois não foram autoras, mas vítimas da extorsão.

Os privados de fora do setor, hoje presentes em distribuidoras, nem sempre têm sido felizes nos resultados por desconhecerem particularidades especiais do universo da

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Palmeiras atropela Juventude e abre vantagem do Flamengo na liderança do Brasileirão

Preço de videogames na internet varia até 57%, aponta Procon-MS

Grêmio goleia em jogo-treino e coloca 14 mil torcedores mesmo com 13º lugar no Brasileirão

VÍDEO: Motorista bate em ciclista e foge sem prestar socorro na Vila Ipiranga, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

terenos

Prefeitura de Terenos suspende R$ 9,6 milhões em contratos investigados por fraude

Criação de Mato Grosso do Sul foi cartada que mudou o destino de Campo Grande e reinventou o Centro-Oeste

Diretora de licitação pediu ‘brinde’ em nome de marido vereador após ajudar empreiteiro

Ex-presidente do INSS depõe à CPMI na terça-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Corrida provoca interdições em Campo Grande neste domingo; veja rotas alternativas

Com início às 5h30, interdições são para a Corrida do Pantanal

Trânsito

Motociclista perde controle, cai em rodovia e morre em Nova Andradina

Corpo da vítima será velado neste domingo

Mundo

Palestinos voltam a bairros destruídos e Israel se prepara para libertar reféns

Organizações humanitárias pediram a Israel que reabra mais passagens para a entrada de alimentos e suprimentos

Cotidiano

Mega-Sena acumula e próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Números de hoje foram sorteados em São Paulo